Guarda-vidas em ação: risco de afogamento depende do comportamento do banhista| Foto: Albari Rosa / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Veja como evitar afogamentos

- Na praia, procure sempre nadar próximo de um posto de guarda-vidas.

- Pergunte ao guarda-vidas o melhor local para banho.

- Esteja atento para a sinalização das bandeiras nos postos dos bombeiros.

- Atenção com crianças, mesmo quando o guarda-vidas estiver por perto.

- Nade longe de pedras, estacas, piers ou embarcações.

- Evite ingerir bebidas alcoólicas antes do banho de mar.

- Fale com o guarda-vidas somente o necessário.

- A maioria dos que se afogam sabem nadar e julgam conhecer o local onde nadam. Não subestime os riscos no mar.

- Cuidado com valas (buracos extensos). Esses locais aparentam falsa calmaria que podem puxar mar adentro.

Fonte: Corpo de Bombeiros

CARREGANDO :)

O Corpo de Bombeiros registrou neste fim de semana o milésimo salvamento no mar desde o início da Operação Verão, em 11 de dezembro passado. Em média, os guarda-vidas fizeram 20 resgates por dia.

Desde o início da temporada, oito pessoas morreram afogadas no Litoral do estado, a mesma quantidade registrada ao longo de todo o verão passado. "O que preocupa são os registros de morte em locais não protegidos ou sinalizados como perigosos para banho, que foi o que ocorreu em sete dessas mortes", salienta o capitão Leonardo Mendes dos Santos, relações públicas dos Bombeiros. O último afogamento ocorreu em 22 de janeiro, em Guaratuba.

Publicidade

Na Operação Verão, foram registrados ainda 105 mil orientações e advertências a banhistas que frequentavam áreas sem cobertura de guarda-vidas ou não respeitavam instruções de segurança durante o banho de mar. O Corpo de Bombeiros registrou também 197 casos de crianças que haviam se perdido dos pais. No ano passado, neste mesmo período, esta contagem havia alcançado 319 casos.