• Carregando...
Orientação é para que veranista só entre na água onde houver supervisão dos guarda-vidas | Albari Rosa / Gazeta do Povo
Orientação é para que veranista só entre na água onde houver supervisão dos guarda-vidas| Foto: Albari Rosa / Gazeta do Povo

Veja como evitar afogamentos

- Na praia, procure sempre nadar próximo de um posto de guarda-vidas.

- Pergunte ao guarda-vidas o melhor local para banho.

- Esteja atento para a sinalização das bandeiras nos postos dos bombeiros.

- Atenção com crianças, mesmo quando o guarda-vidas estiver por perto.

- Nade longe de pedras, estacas, piers ou embarcações.

- Evite ingerir bebidas alcoólicas antes do banho de mar.

- Fale com o guarda-vidas somente o necessário.

- A maioria dos que se afogam sabe nadar e julga conhecer o local onde nadam. Não subestime os riscos no mar.

- Cuidado com valas (buracos extensos). Esses locais aparentam falsa calmaria que podem puxar mar adentro.

Fonte: Corpo de Bombeiros

O Corpo de Bombeiros continua a busca pelo rapaz de 19 anos que desapareceu no mar na manhã de sábado (1.°) na Praia de Coroados, em Guaratuba. Por volta de 11 horas do primeiro dia do ano, ele estava na água com outros três amigos quando desapareceu. Dois dos rapazes conseguiram sair do mar por conta própria e um teve que ser resgatado pelos guarda-vidas. Os bombeiros utilizam um helicóptero, duas motos aquáticas e um bote inflável na busca do desaparecido.

No sábado, os guarda-vidas registraram recorde de salvamentos no Litoral. Só no primeiro dia do ano foram 150 resgates - aproximadamente 35% do total de 428 ocorrências de salvamentos desde do começo da Operação Verão, em 11 de dezembro.

Próximo ao Morro do Cristo, no mesmo município, o Corpo de Bombeiros recebeu a informação de que outro rapaz, de 24 anos, também pode ter desaparecido no mar. Na madrugada de sábado, por volta das 2 horas, o rapaz, que estaria alcoolizado, avisou os amigos que iria entrar no mar. Depois disso, não foi mais visto. Como os amigos não viram o rapaz entrar no mar, os bombeiros ainda não têm certeza de que ele tenha desaparecido na água.

Seis mortes relacionadas por afogamento foram registradas do início desta temporada até agora. Quatro pessoas morreram na água e duas chegaram a ser resgatas pelos bombeiros, mas não resistiram. Na temporada passada, entre os dias 31 de dezembro de 2009 e 1.° de janeiro de 2010, foram registrados 14 mortes por afogamento em todo o Litoral.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]