Prevenção
Saiba como se prevenir de afogamentos:
- Procure sempre nadar próximo do posto de guarda-vidas.
- Pergunte ao guarda-vidas o melhor local para banho.
- Esteja atento à sinalização das bandeiras dos bombeiros.
- Atenção com crianças, mesmo quando o guarda-vidas estiver por perto.
- Nade longe de pedras, estacas, piers ou embarcações.
- Evite ingerir bebidas alcoólicas antes do banho de mar.
- Fale com o guarda-vidas somente o necessário.
- A maioria dos que se afogam sabe nadar. Não subestime os riscos no mar.
- Cuidado com valas (buracos extensos). Esses locais aparentam falsa calmaria.
Foi encontrado no início da tarde de ontem o corpo de Anderson Rangel, 25 anos, que havia desaparecido na Ilha do Mel na terça-feira. A família reconheceu o corpo no fim da tarde, no Instituto Médico Legal de Paranaguá.
O corpo foi avistado por pescadores na Ilha de Superagui, em Guaraqueçaba, distante 11 quilômetros da costa e a 20 quilômetros do local do afogamento, sendo resgatado pelos bombeiros por volta das 12h30.
O rapaz se banhava na região da Gruta de Encantadas, quando foi surpreendido pela alta da maré. Com ele estavam outras duas pessoas, que conseguiram se salvar. O grupo fazia parte de uma excursão de Fazenda Rio Grande, região metropolitana de Curitiba.
Desde o início da Operação Verão, no dia 11 de dezembro, o Corpo de Bombeiros já registrou seis mortes ligadas a afogamento no Litoral: quatro com óbito no mar e duas pessoas que chegaram a ser resgatadas, mas morreram na sequência.
Sábado, um homem de 29 anos morreu na Baía de Antonina. O corpo de Mauro Calixto Rosa César foi encontrado por volta das 18h30, a 3,5 metros de profundidade, próximo ao local onde ele se banhava.