A primeira morte por afogamento deste carnaval aconteceu na noite de segunda-feira (23), na Praia Mansa de Caiobá, por volta das 21h30. Izaias Cordeiro dos Santos, de 24 anos, havia chegado ao Litoral às 20 horas. Segundo o relato de amigos que o acompanhavam, Santos teria ingerido álcool antes de entrar no mar.
"Ontem havia uma vazante muito forte naquele local e ele foi rapidamente puxado para dentro do mar, em uma região mais funda", diz o tenente Leonardo Mendes Santos, relações-públicas do Corpo de Bombeiros. De acordo com a corporação, um dos amigos ainda tentou manter o rapaz na superfície, mas, devido ao desgaste, não conseguiu mantê-lo flutuando.
Equipes de resgate trabalham para tentar encontrar o corpo do jovem. Duas embarcações fazem a busca por mar e outros guarda-vidas observam por terra. Como havia a incidências de duas correntes marítimas naquela região, não se sabe ao certo para que lado ele pode ter sido levado. "Acreditamos que o corpo esteja mais ao sul, na região de Matinhos", disse o tenente.
Alerta
O Corpo de Bombeiros sempre alerta para os perigos da ingestão do álcool e de mergulhos noturnos. Com pouca visibilidade, os banhistas tendem a não observar os perigos das águas. "Com o álcool a percepção fica mais alterada e as pessoas tendem a ter mais coragem e a não avaliarem o perigo", diz o relações-públicas dos Bombeiros.