O Corpo de Bombeiros aproveitou o mar turbulento desta quinta-feira (14) em Matinhos para treinar os guarda-vidas civis - profissionais não-militares que trabalham como guarda-vidas temporários durante o verão. Foram realizados testes de salvamento nesta que é a última prova da temporada.
A prova consistia em resgatar uma vítima inconsciente, simulada por bombeiros, a 50 metros de distância da linha de arrebentação. O resgate completo deveria ser feito em até nove minutos. Acima disso, o guarda-vidas seria dispensado do trabalho. O resultado da provas nesta quinta-feira (14) porém não excluiu ninguém e todos os 18 homens e três mulheres que caíram no mar passaram no teste.
A londrinense Cristina Gilli, 27, foi uma das aprovadas e segue prestando auxílio aos veranistas. Cursando o quarto ano da faculdade de Esportes, na Universidade de Londrina, Cristina conta que está adorando a experiência de trabalhar em Matinhos. "Com essa rotina de treinos puxada, o nosso condicionamento físico melhora a cada dia", conta ela, que diariamente faz 10 quilômetros de corrida e travessias de dois mil metros de natação.
Bombeiros também são testados
Não só os guarda-vidas civis são testados constantemente. Também os bombeiros militares são submetidos a provas e treinos freqüentes, como informa o tenente do Corpo de Bombeiros Douglas Martim Konflanz. "Pelo grau de exigência a que somos submetidos, nossos profissionais precisam estar sempre no melhor da forma física", lembra ele.
Konflanz explica que, todos os anos, o treinamento habitual dos bombeiros se intensifica a partir do mês de outubro. "Antes de a Operação Verão começar, os nossos bombeiros passam por um período de reciclagem, reforçando exercícios de natação e salvamento. Depois disso eles também fazem testes para verificar se estão aptos para atuar como guarda-vidas." Caso não passe nos testes, a atuação do bombeiro fica restrita a outras atividades fora dágua.