Levantamento feito pelo Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) mostra que das 10 estações meteorológicas mais quentes do mundo, 9 estavam no Brasil na tarde desta sexta-feira (3). Segundo o estudo, às 15h a estação que registrou a maior temperatura em todo o mundo foi a de Joinville (SC), onde os termômetros marcaram 39º C. Em Jacarepaguá, na zona oeste do Rio de Janeiro, os termômetros atingiram os 38º C e a sensação térmica superou os 52º C.
Completam a lista, que conta com mais de 4.000 estações meteorológicas espalhadas por todos os continentes, Cabo Frio (RJ), Santa Cruz (RJ), Bauru (SP), Jacareacanga (PA) e os aeroportos de Galeão e Santos Dumont, no Rio de Janeiro.
A única cidade não brasileira a integrar o ranking das 10 localidades mais quentes do planeta hoje, é El Vigia, no noroeste da Venezuela. Por lá, às 15h, os termômetros atingiram a marca de 33º C.
O meteorologista Bruno Miranda explica que este fenômeno está associado a chegada de uma massa de ar quente vinda da Amazônia. "Este calor é típico do verão, porém essa massa está muito seca e estacionada a um bom tempo num mesmo local", disse Miranda.Segundo Miranda, o calor persistirá no sudeste nos próximos dias. Para o sul do país, a tendência é de queda na temperatura.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião