O bronzeado é um dos objetivos de muitas pessoas que descem a Serra do Mar para descansar e passear no Litoral do Paraná. O que muitos veranistas não sabem é que existem alimentos que podem contribuir com o tão sonhado bronzeado saudável. A dica é incluir no cardápio alimentos que contêm betacaroteno. O fato é comprovado cientificamente. A cenoura e a rúcula, respectivamente, são os que têm as maiores quantidades de betacaroteno.
De acordo com a nutricionista Elise Obayashi Tanaami, do Hospital Evangélico, 100 gramas de cenoura têm aproximadamente 5 miligramas de betacaroteno, e dois pires de rúcula (150 gramas) têm 4,3 miligramas da substância. "A ingestão da cenoura é muito mais fácil do que a rúcula pelo fato da folhosa ser um pouco amarga", explica Elise. Além disso, por se tratar de um vegetal, a quantidade a ser ingerida tem de ser maior, em comparação ao legume.
De forma simplificada, pode-se afirmar que o betacaroteno transforma a vitamina A em melanina substância responsável pela pigmentação da pele e por isso auxilia para que ocorra o bronzeamento saudável.
Outras frutas ricas em betacaroteno são: mamão, melão (cantaloup - o que tem a casca verde), manga, carambola, nectarina, pêssego e também a acerola. Os legumes que contêm a substância são: abóbora, beterraba e batata doce. Já os vegetais indicados são: couve, brócolis, espinafre, escarola, chicória, agrião, repolho e endívia.
Apesar de serem alimentos saudáveis, o veranista deve ter cuidado para não cometer excessos. A pessoa que exagera no consumo desses itens pode ficar com a pele com um tom amarelado ou alaranjado. "Nesse caso basta suspender o consumo dos alimentos com betacaroteno para que a tonalidade de pele volte ao normal", afirma a nutricionista. Não há uma quantidade padrão para consumo. As consequências do exagero, bem como os resultados do bronzeamento, variam de acordo com o metabolismo de cada pessoa, com a carência que cada um tem de vitamina A ou não, entre outros.
Outros benefícios do betacaroteno
O betacaroteno é antioxidante e combate a ação dos radicais livres, por isso ajuda a retardar o envelhecimento da pele. A substância também auxilia a evitar doenças da visão relacionadas à falta de vitamina A.
Além disso, o betacaroteno é aliado contra o colesterol, pois dificulta a fixação de placas de gordura à parede dos vasos sanguíneos. "A substância contribui para o não entupimento dos vasos e com isso combate as doenças cardiovasculares", afirmou Elise. De acordo com a nutricionista, o componente também fortalece as unhas e contribui para que os cabelos tenham mais brilho.
Lula está acordado e passa bem sem sequelas após cirurgia cerebral de emergência
Mudanças feitas no Senado elevam “maior imposto do mundo” para 28,1%
Congresso dobra aposta contra o STF e reserva R$ 60 bi para emendas em 2025
Milei completa um ano de governo com ajuste radical nas contas públicas e popularidade em alta