Lazer
Na temporada, algumas atividades são oferecidas nas areias da praia para animar os veranistas. Esportes, atividades recreativas e serviços, como empréstimo de itens de praia ou uso de computadores estarão disponíveis. Confira a programação:
Pontal do Paraná
Organizado pela prefeitura da cidade, o projeto Pontal + Verão 2014 conta com vôlei, futebol, aulas de surf e atividades infantis. Além disso, estão programadas a realização de exames de saúde, como HIV, glicose e pressão. As atividades são realizadas em Praia de Leste (10, 11 e 12 de janeiro), Shangri-lá (17, 18 e 19 de janeiro), Ipanema (24, 25 e 26 de janeiro), Pontal do Sul (31 de janeiro e 1 e 2 de fevereiro).
Guaratuba
Entre os dias 6 de janeiro e 4 de fevereiro várias atividades acontecem na Arena Mundo RIC, com aulas de dança e serviços para os veranistas e moradores locais.
Matinhos
As atividades acontecem no espaço Mais Verão Rede Massa Dunlop e começam no dia 4 de janeiro, com aulas de dança, alongamento e ginástica, além de outros serviços. O espaço fica fechado nas segundas-feiras.
Para ajudar pessoas com deficiências físicas ou dificuldades de locomoção a aproveitarem a praia, a prefeitura de Guaratuba montou um esquema para o empréstimo das cadeiras anfíbio, um equipamento para levar essas pessoas ao mar.
"É uma cadeira especial para transporte e flutuação, em uma altura em que a pessoa sentada pode sentir o mar", explica Alex Elias Antun, fisioterapeuta e secretário da saúde de Guaratuba. Ao todo são três cadeiras, que têm rodas mais largas e adaptadas para a areia. "A importância está em ajudar essas pessoas a se sentirem mais inseridas no contexto e poderem entrar na água sem correr riscos", conta Alex. A procura é tanta que essa é a terceira temporada com o projeto.
O pai de Elaine Rodrigues Pereira sempre gostou de praia e depois de uma queda apresentou dificuldades para se locomover. Eles aproveitaram o empréstimo das cadeiras para que Nelson José Rodrigues pudesse aproveitar o mar. O aposentado gostou da experiência e a filha Elaine achou fácil usar o equipamento: "ele ficou feliz de poder voltar para a água", conta.
Já Joselita Pereira Oliveira, do Mato Grosso do Sul, vem pela segunda vez com a mãe, Joana Pereira da Silva, para Guaratuba, justamente por causa da cadeira. "O serviço é ótimo. Vim no ano passado e como gostamos, resolvemos vir esse ano de volta", diz Joselita.
Em Guaratuba, os equipamentos podem ser emprestados no posto da secretaria de saúde no calçadão da praia. É necessário apresentar um documento de identidade e preencher uma ficha. O empréstimo não tem tempo máximo e os usuários devem estar acompanhados.
Hugo Motta troca apoio por poder e cargos na corrida pela presidência da Câmara
Eduardo Bolsonaro diz que Trump fará STF ficar “menos confortável para perseguições”
MST reclama de lentidão de Lula por mais assentamentos. E, veja só, ministro dá razão
Inflação e queda do poder de compra custaram eleição dos democratas e também racham o PT