O último domingo do ano foi de praias lotadas no Paraná. O calor de 32 °C em Matinhos levou muita gente à beira-mar para aproveitar o dia antes que as tradicionais chuvas de fim de tarde chegassem. A previsão era que entre a tarde e a noite de hoje chova, em média, 15 mm.
Na orla de Matinhos, turistas de várias partes do país se encontram no calçadão e na areia da praia. Entre eles os mato-grossenses Marcelo Sá, de 45 anos, e Miguel Werner Martins, de 42 anos, que vieram, respectivamente, das cidades de Cuiabá e Jaciara. Ambos vieram ao Litoral do Paraná com suas famílias. Miguel elogiou a recepção dada aos veranistas na cidade. "Gostei muito daqui, mais de Matinhos do que de Guaratuba. Achei mais organizado, praia calma, comerciantes atenciosos", enumera.
Já Marcelo, que frequenta as praias de Matinhos desde 2009, a queda na qualidade dos serviços é visível. "Os preços estão muito altos. Trouxemos muita coisa do Mato Grosso, porque aqui uma lata de refrigerante está R$ 5. E na parte ambiental também está deixando a desejar. Não tem mais cesto de lixo, não tem mais os coletores que passam recolhendo a sujeira", critica.
Os turistas citam ainda a necessidade de revitalização da orla de Matinhos e a reduzida programação cultural local como pontos a serem melhorados. "Faz tantos anos que falam em revitalização e nada sai do papel. À noite, queremos sair e não tem shows com preços mais populares que atraiam o turista", observa Marcelo.
Veja mais fotos do Litoral neste domingo