O casal Isabel e Danilo: cuidados antecipados para manter a casa em ordem para a temporada| Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo

Conservando a casa

Saiba como fazer a manutenção da casa para que ela esteja pronta na temporada

* Nos primeiros dias, mantenha portas e janelas abertas até o sol se pôr. É fundamental fazer o ar circular para a casa "respirar".

* Coloque colchões, toalhas e roupas de cama no sol para eliminar ácaros e mofo.

* Faça uma boa limpeza na caixa de água e não se esqueça de fazer a manutenção das tubulações. Não espere a conta da água chegar para descobrir vazamentos.

* Verifique se a parte elétrica está em bom estado. Troque lâmpadas queimadas e cheque os disjuntores. A maresia é vilã quando se trata de contatos metálicos.

* Confira se os eletrodomésticos estão funcionando nas condições ideais.

* Pernilongos, cupins, formigas e outros bichos podem tomar conta da casa enquanto ela estiver fechada. Use inseticida adequado para cada caso e, se necessário, chame um profissional.

* Na hora de subir a serra, feche o registro da água, desligue a eletricidade e feche bem todas as portas e janelas. Não se esqueça de abrir a casa pelo menos uma vez por mês.

CARREGANDO :)

Quem vai à praia na temporada certamente quer encontrar a casa arrumada. Mas para evitar dor de cabeça, é necessário fazer um planejamento e deixar tudo pronto com antecedência. O casal de aposentados Danilo e Izabel de Souza é um bom exemplo disso. Proprietários de uma residência em Guaratuba há 25 anos, eles não economizam esforço nem tempo para deixar a casa tinindo para a temporada. Tanto que há seis semanas os dois descem a serra na quinta-feira e só retornam a Curitiba na terça.

"A partir de setembro tem de se mobilizar. Também tem de dar sorte e achar gente com vontade de trabalhar", opina Souza, que também não dispensa visitar o Litoral fora da temporada para cuidar da casa. "Agora já está quase tudo pronto para quando voltarmos para o Natal. Fizemos limpeza, pintura, passamos veneno contra os cupins, tiramos o bolor dos colchões. É bem melhor deixar tudo feito antes", afirma Izabel, que contou com a ajuda dos filhos na empreitada.

Publicidade

Atitudes como a da família Souza são recomendadas pelo engenheiro eletricista Mário Guelbert, gerente da regional de Curitiba do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (Crea). Segundo ele, para que as férias de muitos veranistas não virem um tormento, é essencial checar com antecedência as condições da casa. "O importante é ter a noção de que é necessário fazer uma manutenção preventiva. É muito mais barata do que a corretiva. A economia fica entre 40% e 60%", garante.

Para o engenheiro, a conservação do sistema de água, de eletricidade, além de uma boa limpeza na residência são os pontos que mais merecem atenção. No entanto, outros cuidados também podem fazer toda a diferença. "Existem os problemas de proliferação de insetos, de mofo. Deixar para a última hora cria uma necessidade urgente. A pessoa vai passar as férias correndo atrás de gente para a manutenção e se estressando do que descansando", aponta.

Saúde

Uma casa fechada por muito tempo também pode ser prejudicial à saúde. De acordo com o médico Nelson Rosário Filho, diretor científico da Associação Brasileira de Alergia e Imunopatologia e professor da Universidade Federal do Paraná (UFPR), quem sofre de doenças alérgicas das vias respiratórias - como rinite e asma - pode ter sintomas desencadeados por causa da poeira, da umidade e do bolor. "Os primeiros dias são os mais críticos. Por isso recomendo abrir a casa e fazer uma boa higiene no local pelo menos três dias antes. Mas o ideal é não deixar de limpá-la no período fora de temporada. Outra dica é colocar os colchões, toalhas e roupa de cama no sol. O calor seco é indispensável para eliminar ácaros e mofo", explica o médico.