Desde o início da Operação Verão - no último dia 20 de dezembro - até esta quarta-feira (9), o Corpo de Bombeiros registrou 140 casos de crianças perdidas nas praias paranaenses, segundo o governo do estado. O número representa um aumento de 40% nas ocorrências em relação ao mesmo período do ano passado. Até agora, porém, os bombeiros não registraram casos de crianças que permaneceram desaparecidas no litoral.
Segundo o Corpo de Bombeiros, o aumento no número de menores desaparecidos está diretamente relacionado à quantidade de turistas nesta temporada, que é maior em relação ao ano passado.
Orientação
A orientação das autoridades é de que os responsáveis pela criança indiquem locais de referência, para que ela possa se localizar caso se perca na areia. Outra importante ferramenta que ajuda na localização das crianças é a pulseirinha de identificação, distribuída nos postos guarda-vidas. Na pulseirinha, deve ser preenchido o nome da criança, o número de telefone do responsável e a localização do posto guarda-vidas mais próximo. Em todo o litoral, o Corpo de Bombeiros montou 115 postos de atendimentos, salvamento e de distribuição de pulseiras.