Pelo telefone gratuito 0800 643 5544, da Central do Profissional Autônomo (CPA), programa vinculado à Agência do Trabalhador do governo do estado, o veranista pode solicitar o contato de diversos profissionais, como pedreiros, diaristas ou encanadores que atuem por um curto período de tempo, sem vínculo empregatício.
Ligando para o número, o atendente oferece os contatos dos profissionais de acordo com o perfil desejado. A partir disso, é possível solicitar orçamentos gratuitamente até se definir o profissional escolhido. A CPA, porém, não se envolve nas relações de trabalho, que são estabelecidas entre o contratante e o contratado.
O diferencial do programa é que, após a execução do serviço, o cliente preenche uma ficha relatando se o resultado do trabalho foi ou não satisfatório. "Por essas respostas, a CPA pretende aos poucos referendar os melhores profissionais aos clientes", explica Henrique Faustino, assessor técnico da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Promoção Social.
Segundo Faustino, o CPA, porém, está tendo baixa procura pelos veranistas e há poucos profissionais cadastrados. "O programa ainda está numa fase inicial no Litoral, mas creio que até o fim do ano ele vai se consolidar em uma ferramenta importante para quem precisa contratar serviços nas praias."