Os recheios são criados e produzidos pela própria família. A massa, misturada e batida fresca, no local, é frita em óleo de canola| Foto: Walter Alves / Agência de Noticias Gazeta do Povo

Para montar o churros

SaboresDoce de leiteChocolatePrestígioChargeCajuzinhoBrigadeiroAbóbora com cocoBeijinhoMorangoGoiabaCremeBanana

Coberturas

FlocosGranulados de chocolateGranulados coloridosCocoCastanhaAmendoimCanela com açúcar

PreçoR$ 3,00

CARREGANDO :)
As veranistas Paula Zaiatz, Ana Paula de Souza e Cinthia Rangel aprovaram os sabores
CARREGANDO :)

O churro foi apontado como o petisco preferido dos veranistas paranaenses, em enquete realizada pela Gazeta do Povo On-Line. Para 28% dos internautas, o doce é a opção preferida de comida para degustar à beira da praia.

Para os fãs do petisco que estão no balneário de Caiobá, em Matinhos, Litoral do Paraná, uma boa opção de churros pode ser encontrada na barraca da família Andrade, localizada na avenida Atlântica, próximo à esquina com a rua Paranaguá.

Publicidade

Opção, aliás, é a palavra que melhor define o perfil dos Churros Andrade. Há 12 tipos diferentes de recheio, com direito a dois por churro, e sete coberturas (ver tabela). Isso significa que o cliente consegue fazer 546 combinações diferentes antes de precisar repetir o mesmo sabor.

O responsável pela proeza é o casal Dirceu e Marta Andrade, de 50 e 47 anos, respectivamente, auxiliado pelo filho Adriano, de 21. A aposta de ir muito além do doce de leite foi feita para se diferenciar dos demais vendedores. "Hoje, o nome Andrade virou uma marca. Pessoas de todos os lugares nos procuram, atrás dos sabores exclusivos", afirma Dirceu.

Foi o que trouxe de volta à barraca o advogado Marlon Campos, de 44 anos, que comprou o doce para seus dois filhos e a sobrinha. Ele havia conhecido os Churros Andrade no ano passado. No dia em que conversou com a reportagem, estava visitando o estabelecimento pela segunda vez. "O atendimento faz a diferença, até o sabor modifica", avalia.

Preparação

Os recheios são criados e produzidos pela própria família. A massa, misturada e batida fresca, no local, é frita em óleo de canola. Segundo Dirceu, esse é o segredo que propicia um churro mais seco em gordura. "Trocamos o óleo o tempo todo, para manter a boa fritura", explica.

Publicidade

Há 20 anos vendendo o petisco, Dirceu afirma ter conseguido vencer um preconceito em relação ao churro, antes considerado muito gorduroso e palatável apenas para as crianças. "Cerca de 90% de nossas vendas são para adultos", enumera. "No ano novo, conseguimos fazer e vender 1,3 mil unidades, do começo da tarde até a noite".

Além dos sabores diferenciais, a barraca dos Andrade oferece embalagem de isopor descartável para viagem. E caso o cliente se lambuze com o doce, pode lavar as mãos em uma torneirinha instalada ao lado da barraca, e enxugar a mão no papel toalha ao lado.