As chuvas que caíram no Litoral do Paraná melhoraram o abastecimento de água na Ilha do Mel nesta sexta-feira (8). Por esse motivo a Companhia de Água e Esgoto de Paranaguá (Cagepar) mudou o planejamento e distribuiu a água em duas divisões da ilha.
O fornecimento para parte de Nova Brasília e para a região da Fortaleza começou por volta das 9 horas. Já para a região do Farol e a outra parte de Nova Brasília o abastecimento começou às 14 horas. Não há previsão de corte de fornecimento de água nesta sexta.
Anteriormente, a previsão era de que a água iria chegar por seis horas seguidas em cada um dos quatro lotes em que a ilha seria dividida, e depois seria cortada. A medida foi adotada para que nenhuma região ficasse sem água por mais de 24 horas.
A Cagepar não soube informar como ficará a situação durante o fim de semana. A forma como será feita o abastecimento dependerá da quantidade de chuva que ainda irá cair e do movimento de turistas na ilha no período. "Se continuar a chover, provavelmente, o número de turistas irá diminuir. E com isso termos que avaliar novamente se há necessidade de racionamento", disse um dos técnicos da Cegepar, Júlio Soares Mendes.
Turistas
O diretor-presidente da Cagepar, Edson Veiga,disse na quinta-feira que poderia pedir um estudo sobre a redução do limite de visitantes na ilha que é de 5 mil turistas ao Instituto Ambiental do Paraná (IAP), caso não chovesse no período. "Não podemos trazer tantas pessoas para cá, se não há água suficiente", argumenta.
Já o presidente do IAP, Vitor Hugo Burko, afirma que o estudo até poderá ser feito. Mas apenas essa medida isolada não irá resolver o problema de falta dágua da Ilha do Mel.
Fim do ano legislativo dispara corrida por votação de urgências na Câmara
Boicote do agro ameaça abastecimento do Carrefour; bares e restaurantes aderem ao protesto
Frases da Semana: “Alexandre de Moraes é um grande parceiro”
Cidade dos ricos visitada por Elon Musk no Brasil aposta em locações residenciais
Deixe sua opinião