Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
saúde

Como evitar o pano branco, uma das doenças mais comuns no verão

A doença é causada pela alergia à luz solar, causando despigmentação da pele

A pitiríase alba é uma das doenças de pele mais comuns do verão e é conhecida popularmente como pano branco. Trata-se de alergia ao sol, que causa descamação da pele e perda de pigmentação. Por isso há o aparecimento de manchas brancas, principalmente no rosto e nos braços. Normalmente, atinge crianças e pré-adolescentes de pele seca, sensíveis a irradiação solar e com mais facilidade nas pessoas alérgicas.

A doença não causa coceira e não tem sintomas. "Não se trata de micose, pois não é causada por fungo. E também não passa de uma pessoa para outra", explica o médico Luiz Carlos Pereira, chefe de Dermatologia e diretor clínico da Santa Casa de Misericórdia de Curitiba.

O tratamento da pitiríase alba é com aplicação prolongada de cremes e com o uso contínuo de filtro solar. Segundo Pereira, as manchas brancas tendem a desaparecer durante a puberdade, pois a pele fica naturalmente mais gordurosa e com isso mais hidratada. "Normalmente, as manchas somem completamente entre 20 e 25 anos", afirma Pereira.

De acordo com o médico, se houver o aparecimento de qualquer mancha na pele é preciso procurar um dermatologista para que seja dado o diagnóstico correto. "Se a doença não for tratada e não houver lubrificação da pele, as manchas tendem a aumentar", alerta o dermatologista.

A pitiríase alba às vezes é confundida com vitiligo – doença mais séria e de difícil tratamento, em que também há a despigmentação da pele, bem como do cabelo.

Pereira afirma que as pessoas que tiveram a doença devem ter mais cuidado com o sol. De acordo com o dermatologista, o aspecto estético é o que causa mais desconforto aos pacientes, principalmente nas pessoas de pele morena e negra porque as manchas brancas se destacam mais.

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.