Camila Neves e Jaqueline Carvalho fazem parte da nova geração de blogueiras| Foto: Valterci Santos/Gazeta do Povo

Labirinto Fashion

A última edição do Crystal Fashion, que terminou na semana passada, abriu um espaço especial para os blogueiros. No estande Labirinto Fashion, jovens como os entrevistados nesta matéria, formaram um "QG" para divulgar notícias e fotos via blogs e Twitter quase que simultaneamente durante as noites da semana de moda.

CARREGANDO :)

Acesse

Conheça alguns endereços de blogs curitibanos

- Rêve de Mode – www.revedemode.blogspot.com

- Tudo Orna – www.tudoorna.blogspot.com

- Fashion Melon – www.fashionmelon.com

- Trendcoffe – www.trendcoffee.tumblr.com/

- The Fashion Things – www.thefashionthings.wordpress.com/

- Estilo Cwb – www.estilocwb.wordpress.com/

- Antenada – www.camibarbosa.blogspot.com/

- Fashion Descontrol – www.fashiondescontrol.com.br/

- Dona Freda – www.donafreda.blogspot.com/

- Blogueiras da Moda Cwb – www.blogueirasdamodacwb.blogspot.com/

Andre Rosas diz que tenta imprimir um olhar masculino sobre a moda feminina em seu blog

Durante algum tempo, os blogs foram diários virtuais. Mas não demorou muito para que eles passassem a render mais do que o desabafo de seus interlocutores. Os jornalistas foram os primeiros a transmitirem suas opiniões na blogosfera. Em seguida, outros profissionais também aderiram à moda – literalmente.

Publicidade

As peculiaridades femininas, destacando a moda, ganharam os blogs. Era a redatora publicitária que fotografava o seu look de cada dia e postava no blog; aquele fotógrafo que sai pelas ruas fazendo imagens do street style do pessoal... Hoje, o mundo dos blogs de moda é dominado por jovens – ainda desconhecidos – que buscam ter abertura profissional e formar um networking gabaritado.

A lógica do meio é: se o profeta não vem, a montanha vai. É o que tem acontecido na prática. A juventude blogueira entendeu que o mercado de trabalho estava cada vez mais acirrado e, falando em Curitiba, praticamente fechado. Blogs como Mistura Fina, de Camilla Neves, e Rêve de Mode, de Jaqueline Carvalho e Karla Gironda, conseguiram emplacar mesmo neste contexto desvaforável. Eles surgiram como um espaço para as suas moderadoras – na época estudantes – mostrarem seus trabalhos e serem percebidas pelo mundo. "Eu não tinha pretensão com o blog. Queria mostrar os meus trabalhos de moda. Com o tempo percebi que os acessos cresciam. Com o aumento da visibilidade, hoje as empresas nos procuram", afirma Jaqueline. O blog das meninas é embaixador da marca francesa Lacoste em Curitiba e está atrelado a uma revista virtual.

A relações públicas Camilla sempre gostou de escrever e em 2007 criou o blog, mas afirma que não quer fazer dele sua fonte de renda. Fruto de uma geração em que trabalho é sinônimo de obrigação, ela reflete: "Não quero trabalhar para isso. Quero que seja algo prazeroso". Camilla trabalha em uma empresa e à noite ou nos fins de semana dedica seu tempo ao Mistura Fina. Assim é com a maioria dos blogueiros da área.

Seja hobby ou profissão, essas e outras meninas cheias de personalidade levam a sério a ocupação. Um grupo de blogueiras de Curitiba mantém um grupo que discute a credibilidade da informação. Elas discordam daqueles blogs amantes do Ctrl+c/ Ctrl+v (comados para copiar e colar) ou daqueles que estão na rede apenas para conseguir brindes, favores e convites especiais.

A produtora de moda Débora Santos, 22 anos, do blog Fashion Descontrol, afirma que Curitiba foi uma das primeiras cidades a discutir a postura dos blogs de moda frente ao leitor e desde então algumas coisas têm mudado: "Agora, os blogs de moda estão mais comprometidos, se propondo a buscar novidades", diz.

Publicidade

Exclusividade

Em 2009, o estudo Conect Mídia, do Ibope, mostrou que as pessoas se importavam mais com o conteúdo da informação do que com a fonte dela. Isso é nitidamente percebido pelas estatísticas dos blogs. Alguns deles (os mais independentes) atingem de seis a oito mil acessos únicos (contabilizados por IP) diariamente.

Entendendo isso, as blogueiras estão cada vez mais ligadas na busca por posts exclusivos, que realmente agreguem algo a quem está acompanhando o blog. A co­­municóloga Bárbara Alcân­tara, 24 anos, ao lado das irmãs Débora e Júlia, está a frente do Tudo Orna e vai atrás de "furos", com o objetivo de tornar o blog um referencial no assunto. Bárbara reconhece que a caminhada está no começo e revela que sua inspiração é o blog da francesa Betty (www.leblogdebetty.com). Vale a dica.

Lado H

Moda é multicolorida e multifacetada. Não seria justo restringi-la a meninas estilosas. O editor-chefe do e-vod André Rosas, 19 anos, encarou o desafio de mudar esse esteriótipo cultural de que moda não é para homem. "Eu quero mudar isso. Busco referenciais para falar de assuntos que não fazem parte do meu universo masculino." Rosas ainda é estudante de Jornalismo, mas nada o impede de se considerar um empreendedor. Percebendo que sua linguagem não se encaixava nos veículos que havia trabalhado, resolveu fundar o seu próprio espaço. O rapaz comenta que o blog ainda não dá lucro, mas o que é recompensador é o reconhecimento do seu trabalho, os contatos que já fez e as inúmeras coberturas que pode realizar.

Publicidade

Ferramentas

A tecnologia é a melhor amiga de qualquer pessoa que queira fazer parte da rede. Os blogueiros citados nessa matéria não desgrudam de seus smartphones, câmeras digitais, filmadoras e notebooks. O kit básico para se comunicar, a qualquer hora e de qualquer lugar, com o mundo.