Olhos
Os raios nocivos do sol têm efeito cumulativo e podem causar até problemas de visão. Um dos mais sérios é a degeneração macular (lesão na mácula, parte central do olho), que pode levar à cegueira em casos mais avançados. Para protegê-los, óculos de sol com certificado de proteção contra os raios UVA e UVB e boné.Costas
Dores na região podem ser sinal de hérnia de disco. O impacto da pisada no chão pode interferir no funcionamento da coluna vertebral. Assim como os pés e joelhos, a melhor maneira de prevenir lesões é usando calçado correto e sempre fazendo alongamento antes e depois da corrida.
Pele
Durante a corrida, os cuidados com a pele precisam ser redobrados: filtro solar com fator 15, pelo menos, e proteção UVA e UVB. Fora isso, reaplicação do produto a cada duas horas, uso de boné e olho no relógio: prática no começo da manhã ou no fim da tarde. Manchas, envelhecimento precoce e câncer de pele são os principais riscos da corrida sem proteção.
Joelho
A maior parte das lesões relacionadas à corrida acontece nos joelhos. O uso de tênis adequado e alongamento correto é essencial para preveni-las. Os problemas mais comuns são as tendinites. Os meniscos também podem ser afetados.
PésEles são os primeiros a absorver o impacto da pisada no solo. Para aliviar a pressão, o certo é usar tênis adequado para cada tipo de pisada (pronada, neutra ou supinada) e alongar antes e depois do exercício. Também é recomendado alternar dois pares de calçado a cada dia. Em média, eles duram até 700 quilômetros de corrida na rua. Fasciite plantar (inflamação na planta do pé causada por movimentos repetidos) e lesões nas unhas, por causa de traumas e fungos, são as doenças que mais afetam os pés de quem corre.