Um menino, de 4 anos, se afogou e foi resgatado por guarda-vidas na praia de Ipanema, em Pontal do Paraná, no litoral do estado, na tarde desta quinta-feira (17). Ele foi avistado a cerca de 50 metros depois da linha de arrebentação. Ele teve parada respiratória. Os guarda-vidas começaram os procedimentos de reanimação ainda dentro da água.
A equipe do Corpo de Bombeiros conseguiu reverter o quadro e manteve a criança estável até a chegada do helicóptero do Grupamento Aéreo (GRAER), da Secretaria de Segurança Pública, que levou a criança ao Hospital Regional do Litoral, em Paranaguá. O menino foi internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do hospital em estado grave. Ele continuava inconsciente e respira com ajuda de aparelhos na manhã desta sexta-feira (18).
Como a maré estava alta na tarde de quinta-feira, os bombeiros acreditam que a criança estava brincando na beira-mar e foi arrastada por uma onda até o fundo, quando deve ter caído em uma corrente de retorno. Não se sabe quanto tempo ele permaneceu na água até ser avistado pelos guarda-vidas. O menino estava longe do posto dos guarda-vidas, depois do perímetro em que ficam os surfistas.
A família do menino é de Curitiba e passa férias em Pontal do Paraná. Na tarde de quinta, o menino estava acompanhado da madrinha, que não percebeu quando ele foi arrastado para a parte funda do mar.
Cuidados com o banho de mar
Os cuidados com o banho de mar são parecidos com os que devem ser aplicados em parques e lagos. Os pais precisam ficar atentos aos trechos em que, além da presença de guarda-vidas, seja permitido o banho de mar. Os adultos sempre precisam ficar por perto das crianças.
Também é importante utilizar equipamentos adequados para evitar o afogamento de crianças na água, tanto no mar quanto nas piscinas de clubes, casas ou nos lagos. A orientação é para utilizar colete salva-vidas; boias de braço são apenas itens para que a criança possa brincar.
Lula está acordado e passa bem sem sequelas após cirurgia cerebral de emergência
Confira os detalhes do que houve com Lula e o estado de saúde após a cirurgia; acompanhe o Entrelinhas
Milei completa um ano de governo com ajuste radical nas contas públicas e popularidade em alta
Prêmio à tirania: quando Lula condecorou o “carniceiro” Bashar al-Assad