Balneário Camboriú, que todo ano recebe milhares de paranaenses, reúne as qualidades de uma cidade bem urbanizada com a proximidade de praias paradisícas| Foto: Giuliano Gomes / Gazeta do Povo
A praia do Estaleirinho é um dos belos recantos para veranistas em busca de sossego
Um dos balneários de São Francisco do Sul, a praia da Enseada tem infraestrutura completa para toda a família
Itapoá é reduto de paranaenses em busca de tranquilidade e belas paisagens
Os mares que banham Porto Belo, propícios para pesca, mergulho e esportes náuticos, valeram à região o apelido de Costa Esmeralda

As praias e os balneários catarinenses oferecem mais do que mar de águas cristalinas e culinária açoriana.

CARREGANDO :)

Dá para escolher entre passar férias sossegadas ou curtir uma temporada com agito

O estado vizinho, com suas inúmeras praias, atrai turistas do Paraná que não se importam em atravessar a divisa e vencer trechos mais extensos de estrada. A jornada vale a pena. Com características próprias, o litoral catarinense oferece diversão de todo tipo, desde praias quase desertas até balneários urbanizados com vida noturna agitada. Baías para prática de esportes náuticos, localidades históricas com a cultura açoriana preservada e culinária típica integram o leque de atrações. Entre os locais mais procurados pelos paranaenses estão Balneário Camboriú, Itapoá, São Francisco do Sul e Porto Belo.

Publicidade

Balneário Camboriú

Para passar férias com a infraestrutura de uma cidade e as mordomias de belas praias, o destino certo é Camboriú. Não à toa, fica lotado na temporada. Para o verão de 2012, são esperados cerca de 3 milhões de turistas – boa parte deles, curitibanos. É bom se preparar para enfrentar filas e congestionamentos. Os principais pontos de gastronomia, comércio e serviços se concentram na Avenida Atlântica, Avenida Brasil e ruas transversais. A beleza e tranquilidade das praias vizinhas compensam a agitação da cidade.

Uma das características mais marcantes de Balneário é a verticalização. Imensas torres e prédios luxuosos compõem o skyline na orla da Praia Central. A valorização imobiliária tem sido intensa, por isso o aluguel e compra de imóveis não são baratos. Os aluguéis de temporada são altos e disputados. Uma dica é ficar no vizinho balneário de Itapema, onde o custo é mais acessível e as praias são aprazíveis. A cidade também tem se urbanizado rapidamente e oferece infraestrutura completa.

Para se hospedar em Balneário Camboriú, boas opções são os hotéis de rede, como o Mercure, na Avenida Atlântica, ou o Íbis, na vizinha Itajaí, com garantia de higiene, conforto e serviços padronizados. Se a preferência é por locais charmosos, vale a pena conhecer o Praia do Estaleiro Guest House e o Parador Estaleiro, nas praias do Estaleiro e Estaleirinho. Para a família, uma boa ideia é o Infinity Blue, antigo Recanto das Águas. Com estrutura de resort, spa e recreação infantil, fica na Praia dos Amores.

Passeio imperdível é seguir pela rodovia Interpraias e descobrir belos recantos das praias de águas limpas de Estaleiro, Estaleirinho, Taquaras, Taquarinhas e Laran­jeiras, além da famosa praia de nudismo do Pinho. Em Itajaí, cidade vizinha, a Praia Brava é point de surfistas e gente jovem, com opções para passar o dia à beira-mar, como o bar Galeras, que serve comidas e drinques, inclusive champagne, na praia. Também são obrigatórias as visitas ao Parque Unipraias, com diversão garantida para toda a família, incluindo o trajeto de teleférico; o passeio no Bondinho, transporte em jardineiras que circulam pelas avenidas Atlântica e Brasil, e a visita à estátua Cristo Luz, com mirante e praça de alimentação.

Publicidade

Quem gosta de balada, não vai se decepcionar. Além das casas tradicionais, como a Warung, em Itajaí, as novidades da temporada são o Parador Beach Club e a boate D-Led. Para amantes da gastronomia, as melhores cozinhas são as do Schnecka’s, do Bistrot La Table e do Number Seven, além do Recanto da Sereia, em Itapema.

Itapoá

À primeira vista, o belo balneário parece uma extensão do litoral paranaense. Geograficamente, está em Santa Catarina, mas na prática, a maioria dos visitantes são do Paraná. A característica se explica pela proximidade e fácil acesso, via Garuva, para quem sai de Curitiba pela BR-376. Com 32 km de orla e muitas praias com águas limpas, o local atrai famílias que alugam casas para a temporada. A estrutura do município é boa, com ruas asfaltadas, comércio e serviços adequados para quem pretende férias sossegadas de forma tradicional. Os poucos hotéis e pousadas são aconchegantes e com clima familiar.

Entre os passeios, as opções são a Reserva Ecológica Volta Velha, a rota das cachoeiras e trajetos de barco pela Baía da Babitonga. No quesito gastronomia, o destaque fica para o Bistrô das Artes Barra do Say, do artista plástico Luiz Arthur Montes Ribeiro. O local, de frente para o mar, reúne exposições, literatura, atelier e cozinha de qualidade.

São Francisco do Sul

Publicidade

A cidade, fundada em 1504, é a terceira mais antiga do Brasil. São Chico, como é chamada, respira história, por isso vale a pena caminhar com calma pelo centro e conhecer atrativos como o Museu Nacional do Mar, as torres da Igreja Matriz Nossa Senhora da Graça, as calçadas de pedra e o conjunto arquitetônico de casario colonial, tombado pelo Patrimônio Histórico.

Depois do banho de história, a dica é conhecer as inúmeras praias da Ilha de São Francisco e escolher onde se refrescar. Pode ser nas areias da Prainha, Paulas, do Forte, Capri, Praia Grande e Praia do Ervino, ou nas águas dos balneários de Enseada, Ubatuba e Itaguaçu. Imperdível é a ida de barco à Vila da Glória, na Baía da Babitonga – onde também é possível chegar por estrada de terra, a partir de Itapoá, ou de ferry-boat. A pacata comunidade, cercada por montanhas e Mata Atlântica, tem opções de gastronomia e hospedagem, como a tradicional Pousada Villa da Glória, de frente para o mar, com chalés, piscina e cozinha de qualidade.

Porto Belo e Bombinhas

O local, que reúne algumas das praias mais badaladas do litoral de Santa Catarina, foi batizado de Costa Esmeralda por causa da cor do mar. Porto Belo, Bombas, Bombinhas, Caixa D´Aço, Perequê e praia do Estaleiro são algumas das joias encravadas na região banhada por águas limpas e esverdeadas. Não à toa, a prática de mergulho é uma das atividades mais procuradas por ali, assim como a pesca, passeios de barco e outros esportes náuticos. A infraestrutura das cidades e vilarejos é completa para quem vai passar a temporada, com serviços, comércio, gastronomia, passeios e opções de compras.

Com tantas opções, o verão costuma ser bastante movimentado. É preciso preparar o espírito e ter paciência para filas e congestionamentos. Quem procura praias mais sossegadas pode ir, para Zimbros. O público zen se concentra em Mariscal. Um bom exemplo do pessoal que frequenta a praia está nas charmosas pousadas Vila Boa Vida e Aragua, onde se pode praticar yoga.

Publicidade