A Secretaria Estadual de Meio Ambiente divulgou ontem como será a coleta de lixo no Litoral durante a temporada, quando a responsabilidade do serviço passa para as mãos do governo do estado. Três empresas paranaenses foram as vencedoras das licitações dos três lotes.
Ao todo, 40 caminhões farão a coleta do lixo doméstico e reciclável. O investimento é de R$ 5,2 milhões. As cidades que fazem parte do primeiro lote de coleta são Pontal do Paraná e Paranaguá, além da Ilha do Mel. A empresa responsável será a Paviservice. Já o segundo lote é composto por Guaratuba, que terá o lixo recolhido pela Transresíduos. E do terceiro lote, que fazem parte Antonina, Morretes e Matinhos, a empresa que fará a coleta será a Sotil.
Ficou definido que os caminhões irão recolher os resíduos diariamente nas áreas centrais de Matinhos, Guaratuba e Pontal do Paraná. Já nos bairros mais afastados e nas outras cidades a coleta será feita em dias alternados.
O secretário de Estado do Meio Ambiente, Rasca Rodrigues, afirma que pode até haver coleta de lixo em duas oportunidades no mesmo dia nos pontos em que ocorrer maior volume, para evitar que os resíduos se acumulem e que ocorreram os mesmos problemas da temporada passada.
A orientação para os veranistas é de que coloquem o lixo para fora dos imóveis entre 18 e 6 horas, já que que a coleta começará às 6 horas. Assim, o lixo não ficará espalhado pelas calçadas nos horários em que não houver recolhimento. "Pedimos que as pessoas não deixem os resíduos no chão, evitando o acesso de animais e que o lixo transborde para rua", solicita Rasca.
Lixo reciclável
Com relação ao lixo reciclável, a coleta será feita em Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná e Paranaguá das 6h30 às 16 horas. A coleta será feita seis vezes por semana. A orientação para a população é de que coloque o lixo reciclável em sacolas com cores diferentes das que são colocados os resíduos domésticos. Os materiais recicláveis também poderão ser entregues aos 586 agentes ambientais que fazem parte do programa Nossa Praia é Limpeza.
Impasse sobre apoio a Lula provoca racha na bancada evangélica
Símbolo da autonomia do BC, Campos Neto se despede com expectativa de aceleração nos juros
Copom aumenta taxa de juros para 12,25% ao ano e prevê mais duas altas no próximo ano
Eleição de novo líder divide a bancada evangélica; ouça o podcast