Na manhã deste sábado (2), centenas de pessoas que frequentam a Praia Central de Caiobá, em Matinhos, trocaram a refrescante água do mar ou a sombra do guarda-sol por uma quente arquibancada. O motivo foi o Desafio das Estrelas de futebol de praia. A partida, que reuniu atletas profissionais e ex-jogadores nas areias, teve clima de confraternização dentro da quadra e muita brincadeira fora. No fim, o time do lateral-esquerdo Marcão, ex-Atlético e que jogou o último Campeonato Brasileiro pelo Palmeiras, o Amigos da Paz, venceu por 6 a 5 a equipe do atacante Renaldo, a Paraná Esporte.
Mal começou o jogo e Marcão chutou longe a primeira tentativa e não foi poupado pelo público. "Se aposenta, Marcão", brincou o garoto Vinícius Gruba, 9 anos, que estava acompanhado pelo pai, o empresário Júlio Gruba, 45, pelo irmão Júlio Filho, 13, e pelo tio, o funcionário público João Luiz Pak, 48.
A família, todos torcedores do Coritiba, compareceu à arena especialmente para conferir a presença de ex-jogadores Lela e Elizeu (campeões brasileiros pelo clube em 85) e Serginho (ídolo alviverde nos anos 80 e 90). Além deles, também marcaram presença o atacante Renaldo, que defendeu os três times da capital e neste Campeonato Paranaense vestirá a camisa do Serrano, de Prudentópolis.
"É bem legal poder ver todos esses caras reunidos. Dá para relembrar o tempo em que eles atuavam e ainda fazer uma brincadeira com os que estão meio fora de forma", conta Gruba. "A gente fica mais perto do público e pode tirar fotos e dar autógrafos tranquilamente", contou Marcão, que disse ter recebido vários pedidos para voltar ao Atlético.
A partida também contou com a presença de Heber Roberto Lopes, que é londrinense e foi eleito o melhor juiz do Brasileirão 2009. De férias, o apitador aproveitou a pelada como preparação para os campeonatos que vêm pela frente. "Vou só brincar um pouco e já faço um condicionamento físico", dizia, antes da partida.
Namorados, o atleticano Guilherme Pinto, 19, e a coxa-branca Érika Andreatta, 19, que passam o verão em um apartamento em frente à arena, ficaram curiosos para ver a mistura de gerações nas areias. "Quero ver se eles são bons mesmo ou se é tudo enganação", disse Pinto.
O centroavante Renaldo, com quatro gols, foi o artilheiro do dia e impressionou o público com sua forma física e faro de gol apurado, apesar dos 39 anos. O jogador acredita que ainda dará trabalho aos goleiros. "Pode ter certeza que vou causar problemas. Isso aqui é só para confraternizar e brincar, mas estou fininho e vou provar minha capacidade de novo", falou o jogador, que espera jogar por Atlético ou Paraná no segundo semestre.
A festa da direita brasileira com a vitória de Trump: o que esperar a partir do resultado nos EUA
Trump volta à Casa Branca
Com Musk na “eficiência governamental”: os nomes que devem compor o novo secretariado de Trump
“Media Matters”: a última tentativa de censura contra conservadores antes da vitória de Trump
Deixe sua opinião