Durante as férias de verão no litoral, as crianças também encontram opções diferentes de lazer. Alguns pais buscam em projetos culturais e esportivos uma atração extra para os filhos aproveitarem a praia. Também podem entrar na agenda a prática de esportes e as oficinas promovidas especialmente para a temporada.
Há as atividades organizadas pelas prefeituras, como em Pontal do Paraná e em Guaratuba. Em Pontal, as opções são esportivas: jogos de vôlei, futebol, e aulas de aeróbica durante a semana. O projeto Verão Guaratuba 40º, que deve funcionar até 16 de fevereiro, tem tenda infantil na Praia Central, sempre com supervisão de profissionais. Segundo o coordenador de eventos da Secretaria de Esportes da Guaratuba, Alex Oliveira, o projeto deve ser ampliado para a próxima edição. "A procura tem sido boa, e no ano que vem devem ter mais brinquedos", diz. Grande parte da participação tem sido de turistas. "Nos sábados e domingos também há moradores da cidade, mas durante a semana aparecem mais veranistas", conta.
Outra onda
O casal curitibano Ana Lúcia e Carlos Alberto Lopes levou os quatro filhos para passar a semana em Matinhos. Além dos banhos de mar, a recreação sempre faz parte do roteiro. "A gente já para nos lugares onde tem alguma tenda com atividade. É bom para distrair as crianças e até adultos", diz Lopes.
Em Matinhos, o diferencial são as oficinas gratuitas para crianças oferecidas pela Casa de Cultura, no centro da cidade, que tem uma aula diferente para cada dia da semana. Com as oficinas de confecção de perucas e máscaras, as crianças também terão a oportunidade de participar de um baile de carnaval infantil, com concurso de fantasias. A comerciante Daniele dos Santos leva os filhos todos os dias para participar das atividades na Casa. Para ela, a brincadeira também ajuda no desenvolvimento. "Eles fazem novas amizades e têm mais sociabilidade", diz.
Em alguns casos, é preciso se programar com antecedência. As colônias de férias, uma das opções mais procuradas, têm vagas limitadas. O Sesc Paranaguá, que oferece o serviço durante o verão, já tem todas as vagas preenchidas, além dos nomes na lista de espera. Na mesma instituição, as crianças ainda podem ouvir histórias e participar de exibição de filmes. Segundo a técnica de atividades culturais do Sesc, Marcela Bettega, o público infantil tem marcado presença mesmo na exibição de filmes não destinados necessariamente aos pequenos. "Estamos inserindo filmes de animação antes da exibição comum", relata.