Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Diversão

Dose de adrenalina para toda a família

 | Jonathan Campos/Gazeta do Povo
(Foto: Jonathan Campos/Gazeta do Povo)

Que tal subir em uma laranja e deslizar mar adentro? Pode até parecer uma cena surreal, mas essa é uma das novidades do Litoral paranaense para os veranistas que não perdem uma aventura náutica. Variação do já conhecido Banana Boat – em que o participante sobe em um bote inflável em formato de banana e é puxado por um barco em alta velocidade –, o Laranja Boat já caiu nas graças do público de todas as idades.

Como o nome já indica, no Laranja Boat o bote tem um formato arredondado, parecido com o de uma laranja. Os aventureiros (cerca de 15 pessoas por vez) são colocados sentados ao redor dele. O barco em alta velocidade ainda é o responsável por agitar a brincadeira. "Ele puxa o Laranja Boat, que desliza sobre as águas e pula as marolas em alguns momentos", conta Sérgio Romualdo, um dos responsáveis por oferecer o serviço no Litoral paranaense (na Praia Mansa de Caiobá).

Assim como o Banana Boat, a brincadeira vale para crianças, a partir dos 8 anos, e adultos. A segurança também é item fundamental. "O participante usa o colete salva-vidas, que o protege caso caia na água", diz. "Nas duas brincadeiras não há risco algum", conta. A diferença principal para o Banana Boat – fora o formato da estrutura inflável – é que o bote não vira. "Isso torna o Laranja uma brincadeira mais leve", indica.

A aceitação do público tem sido grande, garante Romualdo. Segundo ele, a proporção já é quase meio-a-meio. "60% das pessoas preferem o Banana Boat e 40% optam pelo Laranja. é um número bom para uma brincadeira que começou, de fato, neste ano", diz ele.

O estudante de Curitiba Gabriel Schimidt, 22 anos, foi um dos que optaram pelo Laranja para a diversão da tarde. "Sempre que venho para a praia participo desse tipo de aventura. Neste ano, resolvi experimentar a sensação do Laranja Boat, que ainda não conhecia. É uma brincadeira legal, bem mais leve que o Banana, mas muito gostosa", diz.

A "leveza" também foi o que convenceu o administrador de empresas de Curitiba, Wilson Souza Müller, 45 anos, a levar a filha, Tatiana Müller, de 12, na aventura. "Ela sempre quis participar dessas brincadeiras, mas nunca fiquei tranquilo com o Banana Boat, que vira no mar", conta. "Quando vi o Laranja, ele me pareceu mais seguro. É quase como um passeio, apesar de dar um friozinho na barriga", define.

Praia Mansa

Para a prática das duas brincadeiras, são necessárias águas calmas. No Litoral paranaense, o principal ponto das aventuras é a Praia Mansa, em Caiobá (Matinhos). As condições do mar, sem ondas, garante o cenário perfeito tanto para o Laranja quanto para o Banana Boat. Em dias de grande movimento, as águas são tomadas por estes botes.

Na temporada, as brincadeiras são feitas diariamente, a partir das 9 horas. Os dois prestadores do serviço que atuam no local cobram entre R$ 8 e R$ 10 para as aventuras, que duram em média 15 minutos.

* * * * * *

Interatividade

Tem alguma sugestão de passeio radical?

Sua dica pode fazer parte do próximo caderno!

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.