Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Temporada

E não é que deu praia neste Natal?

Praias cheias de norte a sul: no Balneário de  Praia de Leste, em Pontal do Paraná, a areia ficou lotada | Albari Rosa/ Gazeta do Povo
Praias cheias de norte a sul: no Balneário de Praia de Leste, em Pontal do Paraná, a areia ficou lotada (Foto: Albari Rosa/ Gazeta do Povo)

O fim de semana de Natal foi movimentado nas praias do Paraná. De acordo com informações da Polícia Militar, cerca de 200 mil veranistas escolheram passar uma das datas mais esperadas do ano à beira-mar. O tempo agradável, com sol na maior parte do dia, incentivou os veranistas a descer a serra: de acordo com a concessionária de pedágio Ecovia, que administra o trecho entre Curitiba e as praias, 41 mil veículos circularam em direção às praias entre sexta-feira e ontem. Nas demais estradas, o fluxo também foi intenso.

O comércio foi um dos beneficiados pela escolha do veranista de passar o Natal na areia: de acordo com estimativas da Associação de Hotéis, Pousadas, Restau­ran­tes, Casas Noturnas e Prestadores de Serviço do Li­­toral Paranaense (Assindilito­­ral), a lotação nos hotéis em Gua­­ratuba e Matinhos foi de 80%. "O que ajudou a alcançar esse índice foi a coincidência do Natal em um final de se­­mana, a divulgação e o começo antecipado da Operação Verão e a performance dos hotéis", analisa o presidente da associação, José Carlos Chicarelli. O lucro dos estabelecimentos também foi animador: mais de R$ 9 milhões. O cálculo toma como base a estimativa de que uma pessoa gasta, por dia, cerca de R$ 45 durante a estada nas praias.

O movimento agradou a den­­tista curitibana Joseli Reis, que aproveitou a tarde de on­­tem para dar "um pulo" em Praia de Leste, em Pontal do Pa­­raná, na companhia do marido, o advogado Eduardo Reis, e os fi­­lhos Gabriel, de 6 anos, e Ra­­fael, de 10. "Adoro praia cheia!", diz Eduardo. O mar agitado surpreendeu Joseli, mais acostumada com as ondas calmas de Santa Catarina. "Mesmo assim está uma delícia", diz a dentista, que resolveu descer a serra ontem enquanto a estrada em direção às praias esvaziava. "O movimento maior foi de subida." Na próxima semana, a fa­­mília deve voltar ao Litoral.

Afogamentos

O número de ocorrências foi considerado dentro do esperado pela Polícia Militar. De sexta a ontem, foram registrados 210 boletins de ocorrência, 37 deles por perturbação de sossego, responsável pela maioria das ocorrências durante a temporada. "Foi um Natal com um número baixo de incidentes", afirma o comandante da Operação Verão da PM, tenente-coronel Flávio José Correia. Também foram realizadas 373 notificações de trânsito, com cinco flagrantes de embriaguez ao volante.

Já para o Corpo de Bombeiros, o trabalho foi maior: durante o fim de semana, 64 pessoas tiveram de ser resgatadas pelos guarda-vidas. Em Antonina, um homem de 29 anos morreu afogado na baía. De acordo com os bombeiros, Mauro Calixto Rosa César nadava junto a um grupo de amigos que pouco antes havia consumido bebida alcoólica e realizava brincadeiras perigosas na água. Com esta morte, chega a cinco o número de vítimas de afogamentos desde o início da temporada, no dia 11 de dezembro. Na temporada passada, foram registrados 14 afogamentos em 69 dias de operação.

Clima bom

A promessa para o ano-novo é temporada quente. Nesta se­­mana, o veranista deve en­­con­trar sol pela manhã e chuva durante a tarde para refrescar. De acordo com o Instituto Tecnológico Simepar, uma frente fria que se desloca do oceano em direção ao continente deve provocar instabilidade climática no Litoral do estado, com sol e chuva ao longo de um mesmo dia. O calor, no entanto, continua dando as caras na praia: a mínima para a semana é de 19ºC, e a máxima chega a 32ºC.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.