Pontal do Paraná e Guaratuba - Um fim de semana inteiro de sol e tempo firme, com direito a recorde de temperatura 36,50C no sábado, em Guaratuba. Em todo o Litoral, o verde do mar e o azul do céu contrastaram com o colorido de milhares de guarda-sóis abertos na areias da praia. Pacote completo para os veranistas que andavam desanimados com o tempo fechado da última semana.
Encontrar um espaço livre na areia foi uma missão difícil. Milhares de pessoas invadiram a orla, aproveitando o sol a pino para garantir o bronzeado, brincar com os filhos, beber uma cervejinha gelada ou apenas relaxar na frente do mar.
Para quem estava em busca da cor do verão, o céu sem nuvens foi perfeito. "Está maravilhoso. O único problema, que era o mau tempo, não existe mais", comemorava a professora curitibana Fabrícia Tebecherani Moreno, 35 anos, enquanto reforçava o bronze.
Enquanto alguns aproveitavam o sol para "lagartear", outros garantiam a boa forma. Era o caso do estudante Thiago Marcos Taborda, 24 anos, e do analista de sistemas Bruno Martins Bastos, 25, que jogavam frescobol nas areias de Guaratuba. "É o melhor fim de semana da temporada", comemorava Taborda.
Para amenizar o forte calor, muitas pessoas recorreram à tradicional cervejinha. "Precisamos nos hidratar, está muito quente", justificava a advogada Mariana Fonseca, 22 anos, com uma latinha da loira na mão. O mesmo fez o médico paraguaio Hugo Casarelli, 49 anos, natural de Cidade de Leste. "Camarão, cerveja e tererê. Está excelente", afirmou o médico paraguaio.
Nas areias e nas ondas
Não bastasse o tempo aberto, o fim de semana ainda teve uma agenda esportiva animada. No sábado, em Guaratuba, ocorreu o 3º Torneio Porto de Pesca Esportiva. Campeonatos de handebol de areia, em Caiobá, de vôlei, em Ipanema, e futevôlei, em Guaratuba, também empolgaram os participantes no domingo.
Em Ipanema, balneário de Pontal do Paraná, a atração foi a 1ª Etapa do Circuito Paranaense de Surf Amador, encerrada ontem. "O movimento foi grande, graças ao sol deste fim de semana", disse Paulo Reis Bernardo Pinto, presidente da Federação Paranaense de Surfe.
Entre os veranistas que acompanhavam o evento estava a família de Márcio Marcondes, 32 anos, que montou o guarda-sol ao lado da barraca de premiação para acompanhar o torneio. "O dia está excelente. Não tem coisa melhor depois de uma semana de férias com tempo feio", garante. Tanto no sábado como no domingo, ele, o filho e a sobrinha aproveitaram para ficar na beira da praia até o último raio de sol, já que na noite de ontem deviam voltar à rotina em Curitiba. Mas com o pensamento no próximo fim de semana...
Estatal, orçamento e gabinete novo: a estratégia de Lira após deixar o comando da Câmara
Divórcio com mercado financeiro: Lula perde apoio de investidores para 2026
Lula grava vídeo andando no hospital e diz que está “firme e forte”
Por futuro de Lula, esquerda se antecipa e ataca Tarcísio de olho em 2026; assista ao Sem Rodeios