A limpeza das praias do Paraná vai sofrer alterações na temporada 2014/2015. Até o ano passado, o trabalho estava sob a responsabilidade da Sanepar, que contratava mão de obra para o serviço realizado durante o dia e operava saneadoras, que peneiravam e aeravam a areia seca à noite. Agora, a incumbência é do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), que licitou o trabalho, juntamente com a coleta de lixo. A concorrência foi realizada nesta semana e a empresa contratada iniciará o serviço no dia 23 de dezembro.
O edital lançado pelo IAP divide as cidades litorâneas em três lotes. A coleta e o transporte de lixo, além da varrição de ruas, vale para Antonina, Morretes, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Paranaguá, Ilha do Mel e Guaraqueçaba. Já os serviços de limpeza e varrição de praias só serão realizados em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná.O custo é de aproximadamente R$ 12 milhões. De acordo com o IAP, o contrato com os prestadores de serviço será efetivado no mesmo dia do início do trabalho, quando também vence o prazo legal para a apresentação de recursos.
Simples
O serviço de limpeza de praias oferecido pela Sanepar era mais completo. Questionada sobre a mudança, a empresa se limitou a dizer que neste ano a Operação Verão estava a cargo do IAP. Na última temporada, o trabalho era feito com o auxílio de carrinhos de mão e de oito veículos de carga, com capacidade para transportar até duas toneladas de resíduos. Durante a noite, seis saneadoras eram usadas para peneirar e aerar as areias secas, retirando cacos de vidro, pregos, bitucas de cigarro, tampinhas e outros objetos. As máquinas também tinham a função de eliminar bactérias, fungos e parasitas.