Termina neste domingo (22) mais uma edição do Festival do Caranguejo de Pontal do Paraná, realizado no balneário de Shangri-lá, na beira-mar (em frente ao Mercado dos Pescadores).
O festival reune milhares de pessoas de todo o estado desde quinta-feira (19), como a família do engenheiro eletrônico Diogo Miyawaki, de Curitiba. Ele, a esposa; Lucia, e o filho; Mauro, aproveitam todos os anos o festival, desde que começou.
E dessa vez levaram junto os amigos Keyte Pereira, Vinicius Okuyama e Anderson Yamamoto, que mesmo alérgico ao crustáceo foi aproveitar a festa. "O grande diferencial do festival é o tempero do caranguejo. E nem precisa de muitos acompanhamentos, porque só o caranguejo já é muito saboroso", conta Diogo.
O famoso tempero é uma mistura de tomate, cebola e manjericão que vai junto com o animal na hora de cozinhar. Quem conta o segredo é Sandra Tavares, moradora de Pontal e cozinheira da festa. "É uma satisfação muito grande fazer e participar do evento todos os anos", diz.
O Festival
A caranguejada tradicional no evento custa R$ 35 a dúzia, e acompanha molho vinagrete, caldo de feijão, molho verde (salsinha, cebolinha e alho) e farinha. Há também uma opção de caranguejo sem a carapaça, servido limpinho e com os mesmos acompanhamentos, por R$ 40 a dúzia.
Além do crustáceo, há porções de frutos do mar, como peixes, camarões, casquinhas de siri e ostras. Neste domingo também é servido um almoço especial, com porções de risoto de frutos do mar e filé de peixe. Durante o evento, para acompanhar a comilança, vários grupos locais farão apresentações de samba e MPB. A festa, que no ano passado reuniu mais de 35 mil pessoas, segue até a 00h.
Serviço:Festival do Caranguejo de Pontal do ParanáData: até 22 de janeiroHorário: das 10h à 00hInformações: (41) 9930-0188, com Marcelo.