Descargas elétricas
Nos últimos dias, com a recorrência de chuvas isoladas, fortes e de curta duração, a ocorrência de um grande número de descargas elétricas chamou a atenção entre os dias 1º e seis de janeiro, somente em Curitiba, foram registradas 210 descargas elétricas. A quantidade de raios e trovões, no entanto, é absolutamente normal para o período do ano e as condições meteorológicas desse verão, garante o meteorologista Samuel Braun, do Simepar.
De acordo com Braun, quando faz muito calor as nuvens de tempestade apresentam desenvolvimento vertical, ou seja, altura muito elevada. Nessa situação, a ocorrência de descargas elétricas é comum. Um sinal clássico de que as nuvens carregadas apresentam formação vertical é o escurecimento repentino do dia. "Quando escurece muito, significa que a nuvem é muito alta e a luz solar não consegue passar", explica.
O clima típico da estação com temperaturas elevadas, bastante umidade e pancadas fortes de chuva diárias registrado ao longo da semana deve permanecer nessa sexta-feira (9) e durante o fim de semana. O tempo permanece instável em todas as regiões do Paraná nessa sexta-feira. O dia amanhece com sol e pouca nebulosidade, alavancando as temperaturas rapidamente, principalmente no Oeste e Noroeste, onde os termômetros alcançaram marcas superiores a 20°C logo nas primeiras horas da manhã, e Norte e Litoral, onde no período da tarde o calor deve ultrapassar os 30°C. Ao longo da tarde, com o aquecimento e a umidade atmosférica, há grande probabilidade de chuvas acompanhadas de descargas elétricas em diversas cidades. Curitiba registra máxima de 29°C e mínima de 19°C; Foz do Iguaçu começa o dia com 23°C e alcança 32° até o início da tarde; em União da Vitória o calor é um pouquinho mais ameno, com máxima de 28°C e mínima de 18°C.
O clima não terá grande alteração no sábado (10). Em todo o estado o dia começa com sol, as temperaturas sobem rápido e a sensação de abafamento é forte. Novamente, núcleos isolados de chuva se formarão com descargas elétricas em todas as regiões. Curitiba terá mais calor, chegando a 31°C; Maringá registra 32°C, como Cascavel. O Litoral será a região com temperaturas mais altas, chegando a 33°C em Paranaguá, Morretes e Pontal do Paraná. No domingo, o calor permanece, trazendo chuvas localizadas desde o início da tarde.
Litoral
Na faixa litorânea, o tempo segue instável devido à combinação de calor e umidade, favorecendo a ocorrência de temporais isolados com ventos fortes e incidência de raios. Pontal do Paraná marca a máxima da região para essa sexta-feira e fim de semana, com 33°C; Antonina vem logo atrás, com 32°C hoje e 33°C no sábado e domingo; Matinhos e Guaratuba também terão dias propícios para a praia, com máxima de 31°C.
O verão 2015 promete bater as máximas absolutas registradas no verão passado. De acordo com o Simepar, nos primeiros dias do ano Antonina alcançou 38,5°C e Paranaguá, 39,3° - no ano passado, considerando todo o mês de janeiro, a máxima absoluta de Antonina foi de 39,5° e a de Paranaguá, de 37,8°C.
Governadores e oposição articulam derrubada do decreto de Lula sobre uso da força policial
Tensão aumenta com pressão da esquerda, mas Exército diz que não vai acabar com kids pretos
O começo da luta contra a resolução do Conanda
Governo não vai recorrer contra decisão de Dino que barrou R$ 4,2 bilhões em emendas