Desde o início da Operação Viva o Verão, do governo do estado, no dia 1º. de dezembro, a Aifu (Ação Integrada de Fiscalização Urbana) - que reúne Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar e Polícias Civil e Militar, entre outros órgão de fiscalização - já fechou 26 estabelecimentos no Litoral por falta de higiene. Nesta quarta-feira (7), somente em Matinhos, oito locais foram visitados por apresentarem algum tipo de inadequação à legislação; um foi fechado por também não se adequar às normas da Vigilância Sanitária.

CARREGANDO :)

Além dos fechamentos, foram emitidas 543 notificações, que vão desde advertências verbais até multas. Entre os problemas mais recorrentes, segundo o órgão, estão a falta de alvará de funcionamento, emitido pela prefeitura, questões relacionadas à segurança exigidas pelo Corpo de Bombeiros, som alto, documentos vencidos e a não adequação à lei antifumo. Ao todo, foram fiscalizados 608 estabelecimentos, entre bares, restaurante e lanchonetes.

Em entrevista à Agência de Notícias, do governo estadual, o coordenador da Aifu, coronel Honório Olavo Bortolini afirmou que, no geral, os comerciantes têm respeitado as normas. "Pudemos perceber que os comerciantes estão mais conscientes e adequados à legislação e às questões sanitárias", afirmou Borotlini.

Publicidade