Curitiba e Matinhos - Quem vai pular o carnaval precisa de mais do que alegria para aguentar a maratona. O folião terá que tomar cuidado para não cometer abusos e prejudicar a saúde. Bem como ficar atento e escapar da ação de assaltantes.
O primeiro passo é preparar o organismo com cuidados antes, durante e depois da festa, já que dançar equivale a uma atividade física intensa.
Segundo o clínico geral César Augusto Barros Duarte, do Hospital Nossa Senhora das Graças, os principais problemas nesta época são as infecções respiratórias e gastrointestinais, gripe, faringite e desidratação. "Como a pessoa passa muitas horas em movimento, dormindo pouco, comendo mal e abusando do álcool, o desgaste pode diminuir a resistência", explica. Para evitar o mal-estar, o ideal é intercalar o consumo de álcool com água, água de coco, isotônicos e sucos de frutas naturais.
Na segurança, a orientação da Polícia Militar é para que as pessoas estejam sempre atentas. "Os cuidados precisam ser reforçados em lugares com grandes aglomerações, que é onde os marginais se aproveitam do momento de desatenção das pessoas", diz o major Adonis Furuush. Outra orientação é para que os foliões levem somente o necessário à festa. O major aida faz outra orientação, em relação a possíveis confusões. "O ideal é ir para a folia já sabendo que pode haver situações de estresse. Portanto, se houver provocações, não revide. Procure um policial", recomenda.
Deixe sua opinião