O bloco Garibaldis e Sacis está com tudo pronto para a última festa de pré-carnaval em Curitiba, amanhã à tarde. Os organizadores conseguiram o aval da Polícia Militar e farão a festa no Largo da Ordem, Centro Histórico de Curitiba e berço da festa promovida pelo bloco. O pré-carnaval terá início às 16h30 e termina por volta das 20 h.
A concentração para a festa do Garibaldis e Sacis acontece perto do Relógio das Flores. Os foliões dançam e cantam marchinhas, cirandas e afoxé por todo o Largo da Ordem em direção ao bebedouro, em frente da Igreja da Ordem. Todas as semanas de pré-carnaval têm temas e brincadeiras diferentes. Para amanhã, o escolhido faz parte da campanha "Vem meu amor, bandeira branca, eu peço paz", para pedir paz no evento.
Itaércio Lopes Rocha, presidente da Associação Recreativa e Cultural Amigos do Garibaldis e Sacis diz que a escolha ocorreu para limpar a imagem que ficou do último domingo, quando foliões e policiais militares se envolveram em uma confusão que deixou feridos. "Convocamos todos para vestirem branco, levarem flores e perfumes. Pedimos para as pessoas evitarem a violência."
Recomendações
Os organizadores pedem aos foliões que evitem levar bebidas alcoólicas em garrafas de vidros, para diminuir os riscos de violência. O bloco também pede ao folião que vá à festa com roupas leves e deixe bagagens em casa. O major Antônio Zanatta Neto, porta-voz da Polícia Militar, pontua algumas dicas para que o folião tenha uma festa saudável e segura.
- Evitar se envolver em brigas;
- Ficar atento às atitudes e brincadeiras ofensivas e avisar aos policiais militares nesses casos;
- Não levar joias e objetos de valor, para evitar assaltos e furtos;
- Levar apenas a quantidade de dinheiro necessária, sem cartões de crédito e cheques;
- Carregar documento de identidade e, se for o caso, um cartão do plano de saúde;
- Não exagerar na bebida alcoólica. Caso esteja de carro, pedir a outra pessoa para dirigir;
- Pais colocar pulseirinhas de identificação nos filhos;
- Apontar para os policiais militares pessoas que estejam se envolvendo em brigas, confusões ou fazendo ameaças.