Esporte
Uma opção para cada ocasião
Em balneários cheios ou vazios, o veranista pode encontrar diversas opções de lazer. Uma delas é o esporte. A coordenadora de fitness da Academia Gustavo Borges, Karla Konig, recomenda alguns cuidados. "Além da hidratação e cuidado com o sol, priorizando horários no final da tarde e início da manhã, é fundamental o respeito com as outras pessoas." Para praias lotadas, ela indica jogos que exijam menos espaço, como xadrez, dama, cartas e bolas de gude. Já em espaços mais abertos, recomenda esportes em equipe, como tênis, futebol e peteca. Em esportes individuais, pode-se optar por corrida ou natação. "Mas sempre perto de postos de guarda-vidas e em águas calmas."
Vida noturna
Veja algumas opções de agito nas noites do Litoral durante a temporada:
Café Curaçao Avenida Brejatuba, 500, Guaratuba. Contato (41) 3442-6851 e www.curacaoguaratuba.com.br
Porto Beach Fun Porto Santo Canto Rua Capitão João Pedro, s/n.°, Guaratuba. Contato (41) 3472-3238 e www.portobeachfun.com.br
Porto Beach Fun Porto Iguana Travessa Luis Xavier, 54, Guaratuba. Contato (41) 3472-3238 e www.portobeachfun.com.br
Hyddra Concept Louge Rua Alvorada, 620, Caiobá, Matinhos. Contato (41) 3473 4440 e www.hyddralounge.com.br
Bora Bora Praia Rua Lauro Teixeira Neto, 108, Praia de Leste, Pontal do Paraná. Contato (41) 9699-0066 e www.boraborapraia.com.br
Matinhos - Deixar de lado a vida agitada é o objetivo de muitos turistas que vão ao Litoral do Paraná. O verão começou dia 22 e as cidades costeiras já recebem muitas pessoas. Há quem procure as praias pela tranquilidade e aqueles que vão para festejar.
Descanso foi o que Ana Paula Dornelas Marçal, 24 anos, procurou na Pousada Santo Antônio, longe do centro de Matinhos, aos pés da Serra do Mar. Ela passou apenas um dia no Litoral e preferiu tranquilidade. Mesmo assim, não deixou de ir aos balneários com o marido, Douglas Rafael Caetano, 26, e o filho, Gustavo, 5. "Prefiro passear de pedalinho na praia, ficar em um lugar sossegado, nada de balada."
Segundo a gerente da pousada, Luciane Keller, o público do local é de famílias que procuram a região para dias de relaxamento, em especial por causa do parque e da piscina. "Geralmente são pessoas com crianças. Eles raramente buscam diversão à noite."
Descanso e diversão
Balneário pode sugerir agitação, mas nem sempre é assim na costa paranaense. Algumas das praias no norte de Matinhos e sul de Guaratuba aparecem como opções para o sossego. "Prefiro a areia mais vazia e longe do centro. Já basta a agitação de Curitiba", diz Carolina Dias, 22 anos. Ela escolheu o balneário de Praia Grande, em Matinhos, para passar as festas de fim de ano com a amiga Luana Beltrame, 20. Apesar de jovens, querem distância da agitação.
No caso de balneários mais procurados, como Caiobá e a praia central de Guaratuba, o público é diferenciado. "Temos três tipos de clientes: os jovens, que saem à noite, as famílias com crianças, que ficam na piscina ou vão à praia, e os mais velhos, que preferem o sossego do local ou as festas que fazemos na temporada", diz o gerente executivo do Hotel SESC de Caiobá, Nelson Eberspacher.
Jandir Salvador, 27 anos, é de Cascavel e veio ao hotel passar a semana anterior ao Natal com a família. Ele gosta de se divertir com a esposa e o filho, mas longe de bagunça. "Não fico durante os dias mais movimentados, porque não encontramos nem lugar na areia."
Já o casal de namorados Guilherme Dias, 17, e Maria Laura Cunico, 15, veio de Curitiba em busca de agitação. Além de aproveitarem a praia e a piscina, gostam da movimentação que o Litoral oferece. "Procuramos um bar ou casas noturnas para festejar com amigos", conta Maria.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Em rota contra Musk, Lula amplia laços com a China e fecha acordo com concorrente da Starlink
Deixe sua opinião