• Carregando...

O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) mudou as regras para a visitação do Salto do Macacos, em Morretes. Os visitantes poderão subir apenas até as 9 horas e devem retornar até o meio-dia, independentemente da previsão do tempo. A medida foi adotada depois que um grupo de 21 pessoas ficar isolado numa área próxima do Salto dos Macacos, na última segunda-feira. Naquela oportunidade chovia muito e o Rio Nhundiaquara encheu rapidamente e as pessoas ficaram isoladas, pois não puderam transpor o leito na volta.

Nove pessoas foram resgatadas pelo Corpo de Bombeiros, com o apoio da Força Verde, na noite de segunda-feira e 12 foram resgatados na madrugada de terça-feira (29). "Quando chove forte, há um acúmulo de água que cai de todas as montanhas na calha do Rio Nhundiaquara. Isso forma uma cabeça d’água, que pode ter até dois metros, causando risco de morte para as pessoas que passam por ali", afirmou o gerente do Parque do Marumbi, Lothário Horst Stoltz Junior, em entrevista à Agência Estadual de Notícias, órgão oficial de comunicação do governo do estado.

O órgão ambiental irá exigir ainda que as pessoas que quiserem fazer a trilha,cadastrem-se na sede que fica no parque. Além disso, as pessoas que forem visitar o local terão que se identificar.

A orientação do Corpo de Bombeiros é para que as pessoas não façam trilhas com chuva e nem com tempo nublado. Além disso, com chuva a trilha fica escorregadia é grande o risco de quedas e até acidentes mais graves.

0 COMENTÁRIO(S)
Deixe sua opinião
Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Máximo de 700 caracteres [0]