Uma lanchonete de Guaratuba foi fechada pela Ação Integrada de Fiscalização Urbana (Aifu) - órgão que reúne polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros, Vigilância Sanitária, Conselho Tutelar e prefeitura - na noite desta quinta-feira (8) por não ter alvará e apresentar falhas no armazenamento dos alimentos. "As atividades do estabelecimento estão suspensas até que o proprietário regularize os alvarás, faça as mudanças exigidas pela Vigilância Sanitária e seja novamente vistoriado pela Aifu", explica o coordenador-geral da Aifu, o delegado Benedito Faccini.
Na quinta-feira (8) outros 13 estabelecimentos foram vistoriados e 28 notificações foram expedidas. Caso os problemas não sejam resolvidos, nas próximas vistorias esses comércios serão multados e a seguir fechados temporariamente. "A maioria das irregularidades são por falta de documentação. No caso de estabelecimentos do setor alimentício os problemas são na manipulação e armazenamento da comida", afirma Faccini.
Já o Corpo de Bombeiros expediu dez notificações por falta de extintores de incêndio e portas e luzes de emergência. Além disso, três menores foram encontrados em locais em que havia a venda de bebidas alcoólicas e foram levados para casa pelo Conselho Tutelar. No total, 78 pessoas foram abordadas e sete veículos foram vistoriados.