Matinhos - A maioria dos veranistas é sedentária e está acima do peso. É o que mostram as cerca de 14 mil avaliações físicas feitas no Litoral nesta temporada pela Paraná Esporte - autarquia do governo do estado responsável por atividades esportivas. E mais: o nível de atividade física caiu em relação às temporadas passadas, ao mesmo tempo em que a obesidade aumentou.
A constatação é do coordenador de avaliação física da Paraná Esporte, José Nunes Neto. "É uma observação a grosso modo, de que a maioria está acima do peso e não faz exercício físico de forma regular", afirma. As causas exatas e os números da pesquisa ainda estão sendo fechados. Uma das hipóteses para o resultado foi a ocorrência de muitas chuvas neste verão, que impedem os exercícios ao ar livre.
O funcionário público Wiverson Nunes Ferreira, de Curitiba, sente o que é estar fora de forma. Na manhã de sábado, quando foi jogar vôlei em Caiobá, sentiu falta de fôlego. Na praia há mais de um mês, ele tem se esforçado para melhorar, fazendo caminhadas na orla quase todos os dias. A disposição aumentou um pouco nesse período. O lado ruim é que Ferreira voltou domingo para Curitiba, onde sabe que será difícil manter a atividade física. "É tanto corre-corre que não dá tempo."
Já para a comerciante Angeli Villas Boas e para a professora de Educação Física Renata Rosana Bento Prati, ambas de 41 anos, atividade física é o que não falta. Elas participam de corrida de rua e fazem musculação. "Acho que as pessoas ainda não conseguiram entender a importância da atividade física", diz Renata.
As avaliações, que são atividades do Projeto Viva o Verão, foram feitas gratuitamente em quatro postos: Guaratuba, Caiobá, Ipanema e Shangri-lá. "A ideia é aproveitar o verão, quando as pessoas estão propensas a iniciar processos de atividade física, para que, através da avaliação, elas percebam como estão no momento e incorporem as atividades ao dia a dia", afirma Nunes Neto. Para ele, o problema é que muitas pessoas até se exercitam na praia, mas não mantêm o hábito no retorno para casa.
Deixe sua opinião