Reclamação

Moradores de Paranaguá acumulam lixo

A cidade de Paranaguá está com a coleta de lixo prejudicada desde a virada do ano. Em algumas regiões da cidade, o caminhão do lixo não passa há mais de duas semanas. Os moradores estão indignados com a situação.

A prefeitura admite que o serviço está sendo feito de forma precária e informou que os problemas são resultado do sucateamento dos caminhões e da falta de pagamento a empresas, na última gestão.

De acordo com o secretário do Meio Ambiente, Marcelo Roque, a prefeitura está emprestando caminhões da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina (Appa) e empresas para ajudar na coleta, que deve ser normalizada em duas semanas. "Pedimos à população que tenha paciência, pois estamos fazendo de tudo para que o serviço seja prestado adequadamente", disse.

Colaborou: Oswaldo Eustaquio

CARREGANDO :)

A limpeza das praias paranaenses foi reforçada nesta semana. Desde domingo, seis máquinas saneadoras fazem o revolvimento da areia em Guaratuba, Matinhos e Pontal do Paraná, durante a noite, para eliminação de resíduos.

A ação ocorre diariamente e também envolve varrição das ruas, coleta e a retirada do lixo depositado nas lixeiras, distribuídas na areia a cada 30 metros. Cada lixeira tem dois sacos plásticos: o preto para lixo orgânico e azul para lixo reciclável.

Publicidade

A iniciativa envolve ainda sete equipes com dumpers, tratores-caçambas que circulam durante o dia na areia fazendo a manutenção do serviço de varrição. São três em Pontal do Paraná, dois em Matinhos e dois em Guaratuba. Segundo a Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, 1,5 mil lixeiras foram distribuídas no litoral paranaense e 477 trabalhadores estão envolvidos na limpeza.

O município de Guaratuba produz uma média de 30 toneladas de lixo por dia. Durante o pico da temporada, o número pode chegar a 250 toneladas. Em Pontal do Paraná, são coletados em média 15 a 20 toneladas de lixo diariamente.

Veranistas também são orientados por monitores do governo estadual que distribuem saquinhos de lixo na orla. Cerca de 3 mil pessoas são abordadas diariamente na travessia do ferryboat e no terminal de embarque para a Ilha do Mel, em Pontal do Paraná.

Os monitores orientam que o lixo seja colocado para fora das residências entre as 18h e 8h. O lixo reciclável é recolhido pela manhã, a partir das 9h.