Segundo o oitavo boletim de balneabilidade do litoral paranaense, divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), apenas um dos 42 pontos localizados nas praias do estado encontra-se impróprio para banho.
Um dos pontos da praia de Encantadas, na Ilha do Mel, deve ser evitado pelos banhistas por ter alta concentração da bactéria E.coli. O contato com a água pode causar alergias e a ingestão pode provocar problemas gástricos.
Confira os pontos próprios e impróprios para banho
Segundo o presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, a manutenção da qualidade da água se deve ao pouco fluxo de chuvas e aos investimentos do governo do estado. "Estamos enfrentando um período com pouca densidade de chuvas nesse verão, uma situação muito atípica, o que contribui para que eventuais contaminações com esgoto sanitário cheguem ao mar. Além disso, o monitoramento está refletindo os investimentos do Governo e prefeituras em saneamento básico, coleta de lixo, limpeza das areias nas praias", afirmou.
As amostras são retiradas às segundas e terças-feiras nos mesmos pontos do litoral. Os resultados são válidos por uma semana. No próprio litoral a balneabilidade é sinalizada com bandeiras: vermelhas para impróprio para banho e azuis para próprias para banho.
Rios
Além dos pontos de litoral são analisados também cinco pontos de rio. Desses, três estão impróprios para banho: os rios Nhundiaquara (na altura do Largo Lamenha Lins) e Marumbi (próximo à ponte da Estrada da Anhaia), ambos em Morretes, e a Ponta da Pita, em Antonina.
Fiscalização do Pix pode ser questionada na Justiça; saiba como evitar cobranças
Regulação das redes: quem é o advogado-geral da União que se posicionou contra Mark Zuckerberg
Impactos da posse de Trump nos EUA animam a direita; ouça o podcast
Sidônio toma posse para tentar “salvar” comunicação de Lula