Desde de a noite de sexta-feira (20), o samba já está quente no Litoral do Paraná. A abertura foi nas ruas de Antonina, município com um dos carnavais mais tradicionais e completos do Paraná. A programação da cidade, que inclui desfiles de blocos folclóricos e de escolas de samba, concursos de fantasia e bailes públicos, foi apresentada aos foliões na abertura da festa.
De acordo com a Polícia Militar, cerca de 8 mil pessoas participaram da folia, que aconteceu na Avenida do Samba (Rua Carlos Gomes da Costa) e se estendeu até às 4 horas, com um show da banda San Marina. Nos próximos dias, a PM espera que o público chegue a 50 mil pessoas quase o triplo da população de 17 mil habitantes da cidade.
Na noite de abertura, muita gente fez questão de chegar cedo à avenida para não perder o início da festa, como o casal de aposentados Alteloir e Marilda Gubrt, de Curitiba. "Há vários anos a gente passa o carnaval aqui, porque Antonina é um recanto tranquilo e que tem um povo muito acolhedor, sem contar que o carnaval daqui é bem mais animado do que de Curitiba", diz Alteloir.
Neste ano, o casal acompanhou a festa na companhia dos amigos suíços Ineke e Pierre Duboux, que moram em Genebra e pela primeira vez acompanham o carnaval no Brasil. "No nosso país, as pessoas falam principalmente do samba do Rio de Janeiro, mas nós achamos que lá teria muita gente", conta Pierre, explicando a opção pelo litoral do Paraná.
Rei Momo e Rainha
Durante a cerimônia de abertura, o prefeito Carlos Augusto Machado empossou o Rei Momo e rainha do carnaval, entregando-lhes a chave da cidade. Tanto o técnico em radiologia Aírton Alves de Araújo, 44 anos, quanto a estudante e atual miss Antonina, Karina Alves Xavier, 19 anos, são foliões experientes. "Desde os 6 anos eu desfilo na minha escola de samba, que é a Filhos da Capela. Já fui passista, destaque de carro e integrante da comissão de frente", conta Aírton, que é Rei Momo pela quinta vez.
Neste domingo (22) ocorre o desfile das escolas de samba, a partir das 20 horas. Segunda-feira (23) é a vez do baile infantil e do tradicional Concurso das Escandalosas (homens vestidos de mulher), e na terça-feira (24) a atração é o concurso de fantasias carnavalescas. Todos os dias a festa é encerrada com um baile público.
Morretes
Em Morretes, o carnaval busca atrair turistas, os que estão dispostos a dar um toque de tranquilidade aos dias de festa. "O nosso carnaval é diferente chamamos as famílias. Nossa cidade é histórica e queremos preservar isso, sem receber muitos foliões", explica a secretária municipal de Turismo, Loizety Cidreira.
Em Morretes, o carnaval também começou na noite de sexta-feira (20) com baile público na Praça Rocha Pombo. De acordo com a Polícia Militar, cerca de 2 mil pessoas participaram da festa, animada até as 3 horas pela banda Fama.
O clima pacato era tamanho que a professora Fabiane Chagas, 39 anos, não hesitou em levar a neta, Júlia, de apenas 8 meses, para a praça. "Como tem um bom sono, a baixinha só acorda amanhã", garante a avó. Os bailes públicos de Morretes ocorrem todos os dias, a partir das 20 horas, na Praça Rocha Pombo.
Moraes eleva confusão de papéis ao ápice em investigação sobre suposto golpe
Indiciamento de Bolsonaro é novo teste para a democracia
Países da Europa estão se preparando para lidar com eventual avanço de Putin sobre o continente
Ataque de Israel em Beirute deixa ao menos 11 mortos; líder do Hezbollah era alvo