O número de pontos impróprios para banho no Litoral do Paraná se mantém em 23, segundo boletim divulgado pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP) nesta quinta-feira (2). Além disso, também não houve modificação dos locais que devem ser evitados pelos banhistas.
Os trechos impróprios das praias - incluindo dois em rios de Morretes e um ponto na Ponta da Pita, na baía de Antonina -, estão com os índices de coliformes fecais acima do recomendado pelo Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama), oriundos principalmente de esgotos clandestinos.
Segundo o IAP, a população deve respeitar a sinalização antes de escolher um local para se banhar. A bandeira vermelha indica água imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direta da sinalização.
Há oito pontos impróprios em Matinhos, sete deles concentrados entre os balneários Flamingo e Riviera. Em Guaratuba, são sete os locais não recomendados. Em Pontal do Paraná, quatro locais devem ser evitados. Há também um ponto na Ilha do Mel, em Encantadas, e três na região de Morretes e Antonina.
No interior do estado, todos os 19 locais analisados continuam próprios para banho.
Confira no mapa abaixo os pontos monitorados com as áreas próprias e impróprias para banho no Litoral: