O segundo boletim de balneabilidade de 2015, divulgado nesta quinta-feira (15) pelo Instituto Ambiental do Paraná (IAP), apontou dois novos pontos em condições inadequadas para banho. Agora, dos 47 pontos analisados pelo IAP, foram considerados impróprios os seguintes locais: a Ponta da Pita, em Antonina, e o Rio Nhundiaquara, em Morretes.
Esse é o sétimo boletim de balneabilidade da temporada publicado pelo IAP. Até então, só a Ponta da Pita havia apresentado níveis de poluição acima do considerado aceitável para o banho. Ao todo, 90 km de faixa de areia são monitorados, além de pontos na Ilha do Mel.
O monitoramento da qualidade da água no Paraná avalia a concentração de bactérias Escherichia coli (E.coli) na água, que permite a verificação da contaminação por esgoto sanitário clandestino.
A recomendação é que os veranistas acompanhem as condições das águas através dos boletins ou das bandeiras instaladas ao longo da orla. A bandeira vermelha indica que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direita da sinalização. A azul indica que a água possui bons índices e pode ser aproveitada por banhistas.