Material recolhido durante os cinco dias de Carnaval somou 104 toneladas| Foto: Henry Milléo / Agência de Notícias Gazeta do Povo
Funcionária faz a limpeza da Praia Mansa, em Caiobá

No período dos cinco dias de Carnaval, entre sexta-feira (17) e a quarta-feira de cinzas (22), foram recolhidas 104 toneladas de lixo nos 61 quilômetros de faixa de areia do Litoral, das praias de Pontal do Paraná, Guaratuba e Matinhos.

CARREGANDO :)

Os resíduos foram coletados por uma equipe da empresa Ecocity, contratada pela Sanepar para a Operação Verão 2011/2012. No cálculo, não entra a quantidade de lixo rescolhido dos tambores espalhados pela orla, apenas os entulhos deixados pelos veranistas na areia.

Do total coletado, quase metade foi de cocos verdes (45%). Outros 35% correspondem a latas, garrafas e materiais recicláveis, e o restante foi lixo orgânico, como gravetos e outros resíduos trazidos pela água do mar.

Publicidade

Saneamento

Além dos resíduos da orla, seis saneadores automatizados fizeram a limpeza da areia nos 61 quilômetros da orla - são peneiras automáticas puxadas por trator que separam o lixo e devolvem areia limpa à praia. O trabalho reduz a presença de bactérias e, consequentemente, de algumas doenças.

"Foi a maior operação de saneamento de praia do mundo feita em três cidades ao mesmo tempo", conta Roberto Façanha, diretor comercial da empresa Ecocity.

Segundo ele, o trabalho realizado em toda a Operação Verão - entre 5 de dezembro de 2011 e 29 de fevereiro deste ano - foi recorde e é possível que eles entrem com uma soliticação para incluí-lo no Guinness Book.