Guarda-vidas em ação: risco de afogamento depende do comportamento do banhista| Foto: Albari Rosa / Agência de Notícias Gazeta do Povo

Mais da metade dos salvamentos de toda a temporada foram feitos apenas no período de réveillon, de quinta-feira até a manhã deste domingo (o Corpo de Bombeiros ainda não tem fechado o balanço completo de domingo). Nesse período, foram 238 resgates, o que representa 55% do total de 428 de todas as ocorrências desse gênero da Operação Verão. Só no sábado, primeiro dia do ano, os guarda-vidas resgataram 150 banhistas.

CARREGANDO :)

Desde o início da temporada, em 11 de dezembro, os bombeiros registraram sete mortes relacionadas a afogamentos no Litoral.Cinco pessoas morreram ainda na água e duas chegaram a ser resgatadas, mas não resistiram

O major do Corpo de Bombeiros Paulo Henrique de Souza, subcomandante da operação, enfatiza que o principal perigo para o banhista é o próprio comportamento dele. "A pessoa quando entra na água em área desprotegida de guarda-vidas ou sem condições, como alcoolizado, está assumindo um risco. É a mesma coisa que dirigir alcoolizado: há consequências", complementa.

Publicidade

No domingo (2) os guarda-vidas encontraram o corpo de John Alan Alves da Silva, 19 anos, que havia desaparecido no mar na manhã de sábado (2), na Praia de Coroados, em Guaratuba. O corpo foi encontrado às 12h45 de domingo na Praia Central do mesmo município. Silva desapareceu no mar por volta de 11 horas de sábado. Ele estava na água com mais três amigos -- dois conseguiram sair sozinhos do mar e um foi resgatado pelos guarda-vidas.

Crianças perdidas

O número de crianças que se perderam dos pais nas praias também foi alto no réveillon. Só no sábado (1.°), primeiro dia do ano foram 54 ocorrências. O número representa 42% do total de toda a temporada até o momento, que é de 127 casos. Na sexta-feira (31), foram 16 casos de crianças perdidas e neste domingo, até o período da manhã, apenas uma ocorrência desse gênero havia sido registrada.

Outro rapaz de 24 anos que estava desaparecido em Guaratuba desde a madrugada de sábado retornou neste domingo para casa e está bem. Os bombeiros suspeitavam de que ele também poderia ter se afogado, já que os amigos disseram que antes de desaparecer o jovem avisou que entraria no mar.

Veja como evitar afogamentos

Publicidade

- Na praia, procure sempre nadar próximo de um posto de guarda-vidas.

- Pergunte ao guarda-vidas o melhor local para banho.

- Esteja atento para a sinalização das bandeiras nos postos dos bombeiros.

- Atenção com crianças, mesmo quando o guarda-vidas estiver por perto.

- Nade longe de pedras, estacas, piers ou embarcações.

Publicidade

- Evite ingerir bebidas alcoólicas antes do banho de mar.

- Fale com o guarda-vidas somente o necessário.

- A maioria dos que se afogam sabe nadar e julga conhecer o local onde nadam. Não subestime os riscos no mar.- Cuidado com valas (buracos extensos). Esses locais aparentam falsa calmaria que podem puxar mar adentro.

Fonte: Corpo de Bombeiros