O mar agitado no Litoral do Paraná afastou os veranistas das praias nesta quinta-feira (3). Na praia central de Matinhos, a água quase ultrapassou a escada construída justamente para conter o mar nos períodos de ressaca. As ondas chegaram a atingir um metro e meio de altura.
"O mar está muito bravo, daí prefiro ficar do lado de fora tomando uma cerveja", afirma o representante comercial Ronaldo Matozo, 40 anos, morador de Curitiba. "Todo ano tem essa ressaca, mas normalmente é no inverno. Agora veio mais cedo", comenta a amiga dele, a assistente administrativa Karine Brandt, 29 anos.
Se os veranistas se afastaram da água, os surfistas viram no mar agitado a oportunidade de buscar ondas perfeitas. "Pela manhã fiz um treino maravilhoso porque o mar está muito bom", elogia Jihad Khodr, de 27 anos, surfista profissional.
Segundo ele, desde a última terça-feira (28 de fevereiro) o mar começou a ter uma agitação maior que o normal e que as ondas fortes desta quinta-feira (3) são mais comuns nos meses de maio.
De acordo com a técnica em meteorologia do Instituto Tecnológico Simepar, Vanessa D´Ávila, a agitação no mar foi ocasionada por uma massa de ar frio que ingressou no Paraná esta semana e ficou mais próxima do Litoral. Com isso, os ventos mudaram para a direção sudeste, provocando ondas maiores.
Além disso, a aproximação do outono (que inicia no dia 20) muda algumas características do tempo, como maior umidade e temperaturas menos elevadas.
Para os próximos dias, a tendência é que a massa se afaste. "Até o final de semana as temperaturas máximas se elevam e há condição para tempo estável. Com isso, o mar também deve ficar mais calmo", explica Vanessa.
Deixe sua opinião