O carnaval será agitado em todo o Litoral. Com o calor imperando em todo o estado, o movimento nas praias deve ser intenso e as cidades da região querem aproveitar esse clima de festa para garantir a alegria dos foliões. E nem mesmo o cenário de crise e baixa arrecadação parece afetar a agenda que deve agitar esses municípios. Antonina, Paranaguá, Matinhos, incluindo Caiobá, Morretes, Pontal do Paraná e Guaratuba terão uma programação repleta de eventos.
Em Antonina, considerado um dos maiores e mais tradicionais carnavais do estado, o objetivo é exatamente fazer muito com pouco dinheiro. “A expectativa é fazer um carnaval com um custo muito menor do que o de 2015 — cerca de 50% do valor”, explica o prefeito José Paulo Vieira Azim. Segundo ele, apesar dessa redução na verba, isso não deve impactar na animação do público e nem no tamanho da festa.
O segredo está na participação popular, indica Azim. Ele conta que o engajamento da comunidade com os blocos e escolas de samba é algo visível desde o fim do ano passado. “O forte do nosso carnaval é a manifestação popular. Praticamente não pudemos ajudar as escolas e os blocos e, mesmo assim, o povo está se preparando. As pessoas em Antonina vivem e respiram o carnaval”, destaca.
Tanto que, para esse ano, a cidade apostou em algumas novidades na sua tradicional programação. Além dos blocos folclóricos e do desfile das escolas de samba, o município vai trazer também a “primeira corrida rústica das Escandalosas”. Agendada para a segunda-feira (27), trata-se de uma ampliação do clássico evento em que homens se vestem de mulher para participar de um diferente concurso de miss. Desta vez, além de desfilarem, os participantes terão de correr pelas ruas históricas do município.
Festa no litoral
Depois de realizar um carnaval fora de época por causa do surto de dengue em 2016, Paranaguá volta ao calendário tradicional. Com o tema “Alegria que contagia”, a cidade vai manter a programação clássica, incluindo o Baile do Vermelho e Preto na sexta-feira (24) e o desfile das escolas de samba na segunda-feira. De acordo com a administração, objetivo é fazer uma festa com orçamento enxuto. Tanto que não haverá disputa e nem premiação para as escolas.
Já nas praias, a festa fica por conta dos trios elétricos. Matinhos, Caiobá e Guaratuba devem levar suas respectivas bandas para a avenida de sábado a segunda, agitando as noites de quem não quer ficar parado nesse calor.