O movimento nesta temporada ficou bem abaixo do esperado no Litoral paranaense, segundo comerciantes ouvidos pela Gazeta do Povo. A expectativa de crescimento de 30% em relação ao ano passado o que corresponderia a R$ 1,5 bilhão de faturamento não ocorreu, de acordo com José Carlos Chicarelli, presidente da Assindilitoral, associação que representa estabelecimentos comerciais da região. Porém, o valor total atingido neste verão ainda não foi definido.
"Estou conversando com representantes de estabelecimentos de todo o Litoral. Tem gente que diz que foi bom, outros, nem tanto. Mas a movimentação financeira esperada não se concretizou", afirma Chicarelli. Ainda de acordo com ele, a temporada mais curta que a de outros anos e o tempo ruim, com muita chuva, podem ser as causas do déficit.
O rendimento foi tão fraco que não deixou alternativas para Maria Helena Marinho, proprietária do Restaurante Velho Marujo, em Guaratuba. O estabelecimento terá de ser fechado. "Dos últimos seis anos, este foi o pior. Uma temporada assim não tem quem aguente", lamenta.
A chuva e o frio podem ter afastado muitos veranistas, na opinião de Rosane Tinoco, gerente do Hotel Caiobá Praia Hotel. "Estávamos com o hotel lotado, mas muita gente cancelou a reserva em cima da hora. Deu muita chuva aqui. Isso pode ter afastado os turistas", acredita. Atualmente, cerca de 400 mil veranistas estão no Litoral, segundo relatório da Polícia Militar emitido em 15 de fevereiro. No carnaval e no ano novo, o número foi de mais de 1 milhão.
Estradas
A estimativa sobre o número de carros nas estradas também ficou abaixo do esperado, pelo menos no feriado de carnaval. A previsão era de que nesse período 245 mil veículos trafegassem pela BR-277, que liga a capital ao Litoral, mas o total foi quase 30% menor. A informação é da Ecovia, concessionária que administra o trecho.
De 20 de dezembro a 14 de fevereiro, a concessionária registrou 7,5 milhões de veículos nos dois sentidos da BR. A comparação com o tráfego registrado no mesmo período do verão passado será divulgada nos próximos dias.