Encontre matérias e conteúdos da Gazeta do Povo
Risco

Número de mortos por afogamento chega a 20

Resistir às temperaturas altíssimas registradas neste verão é tarefa difícil longe da água. Sem precaução, no entanto, o lazer pode acabar em tragédia, como aconteceu ontem com o menino William, de 16 anos, que morreu afogado no Rio Iguaçu, entre Curitiba e Fazenda Rio Grande. Desde o início da Operação Verão, em dezembro, oito pessoas morreram afogadas nas praias do Paraná, de acordo com o Corpo de Bombeiros. No mesmo período do ano passado, foram três. Dados da Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático apontam que o número é ainda maior nos rios. De 13 de dezembro a 22 de janeiro, oito pessoas tinham se afogado em municípios do interior do estado, enquanto no litoral, três mortes foram contabilizadas.

Na avaliação do capitão Fernando Tratch, porta-voz dos Bombeiros na Operação Verão, o crescimento do número de mortes é relativo. "Neste ano há um fluxo maior de pessoas nas praias, porque o tempo está melhor." Segundo ele, datas como carnaval e Ano-Novo, quando grupos de amigos descem para o litoral, também são mais propícias a afogamentos. A média diária de salvamentos em janeiro é de 20, número que chegou a 70 no réveillon.

Os oito mortos por afogamento nas praias neste ano são homens, entre 20 e 40 anos. O uso de bebida alcoólica também é um fator que aumenta as chances de afogamento. "Já nos rios, o risco é não conhecer o relevo. Pode haver buracos, galhos", detalha.

Aquele velho conselho "respeite o mar" continua cheio de sabedoria. Saber nadar nem sempre é sinal de alguma coisa. "O mar é traiçoeiro, tem corrente, buraco", explica a enfermeira Sabrina Correia de Freitas, do Centro de Reabilitação de Afogados (CRA), que funciona há três temporadas no hospital municipal de Matinhos. Somente neste ano, 15 vítimas chegaram ao local para atendimento – quatro delas foram encaminhadas ao hospital de referência de Paranaguá. Em todo o verão passado, foram 27 atendidos.

Use este espaço apenas para a comunicação de erros

Principais Manchetes

Receba nossas notícias NO CELULAR

WhatsappTelegram

WHATSAPP: As regras de privacidade dos grupos são definidas pelo WhatsApp. Ao entrar, seu número pode ser visto por outros integrantes do grupo.