Os turistas que pretendem passar a temporada em Matinhos poderão utilizar a nova orla de Caiobá– mas não da forma que estavam esperando. Pelo projeto, a revitalização aconteceria ao longo de 1,8 quilômetros da Avenida Atlântica – que vai do Morro do Boi até a Avenida Paraná –, com a construção de uma calçada em petit-pavé, quiosques, banheiros e a pavimentação de três vias: uma para veículos, uma ciclovia e uma pista para caminhada. A obra deveria estar pronta até dezembro, mas, para a temporada, apenas as três vias estarão pavimentadas de acordo com a prefeitura de Matinhos. A construção dos quiosques e a colocação do petit-pavé ficará para o ano que vem. A obra da orla é aguardada há mais de dez anos pelos turistas que visitam a região e foi orçada em R$ 7,2 milhões. A revitalização foi autorizada pelo governador Beto Richa (PSDB) em janeiro deste ano e a construção começou em fevereiro.
Leia mais sobre o Verão 2015/2016
Além do excesso de chuva, um dos motivos do adiamento da construção foi uma solicitação de adequações ao projeto, requerida pelo Conselho do Patrimônio Histórico e Artístico (CEPHA), da Secretaria Estadual da Cultura. A orla da praia de Matinhos é tombada e, para o Conselho, a colocação de palmeiras exóticas, petit-pavé e quiosques interfeririam na paisagem. Em nota, a Secretaria da Cultura afirmou que o CEPHA votou os itens pendentes do projeto no dia 23 de setembro e que o Conselho liberou apenas o calçamento de petit-pavé. O Conselho também foi contrário à construção dos quiosques na orla e recomendou a demolição dos existentes. Mas que em nenhum momento recomendou-se a paralisação das obras para as adaptações ao projeto.
Chuvas excessivas
Outra razão para o atraso nas obras foram os grandes períodos de chuva que atingiram o litoral durante o período de pavimentação nas vias, afirma o chefe de Gabinete da Prefeitura Municipal de Matinhos, David Antonio Pancotti. “Foram 70 dias de chuva. Foi impossível trabalhar durante todo o período”.
Os comerciantes da orla reclamam da demora na obra e afirmam que o período de incerteza atrasou o início da temporada, que normalmente começa antes do dia 20 de dezembro. “Esperamos que a prefeitura de uma ‘maquiada’ para que o turista consiga curtir o verão tranquilamente”, disse um comerciante que não quis se identificar. A colocação do asfalto nas vias começou em neste mês e deve ficar pronta até o dia 26 de dezembro, quando a maior quantidade de turistas chegam na cidade.
Apesar da demora, Pancotti afirma que a orla estará “usável” para o verão. “Os postes estão instalados e a colocação do asfalto não deve passar desta semana. As calçadas não terão o petit-pavé, mas o concreto vai ser colocado. A obra não vai atrapalhar nem o comércio e nem o verão do turista”, afirma.
Bolsonaro e mais 36 indiciados por suposto golpe de Estado: quais são os próximos passos do caso
Bolsonaro e apoiadores reagem a relatório da PF que indiciou 37. Assista ao Entrelinhas
Deputados da base governista pressionam Lira a arquivar anistia após indiciamento de Bolsonaro
Otan diz que uso de míssil experimental russo não vai dissuadir apoio à Ucrânia