Receita
Veja como fazer um petit gateau com sorvete de macadâmia:
Ingredientes
# 150 g de chocolate meio amargo
# 150 g de manteiga
# 1 xícara de açúcar
# 1/2 xícara de farinha de trigo
# 5 ovos inteiros
# 100 g de sorvete de macadâmia
Modo de preparo
Em banho-maria, derreta a manteiga e quando estiver quente acrescente o chocolate. Coloque os ovos e o açúcar e mexa bem. Adicione a farinha de trigo e misture. Unte as forminhas com manteiga e coloque a massa. Leve ao forno por oito minutos e retire assim que criar casquinha. Sirva com sorvete de macadâmia.
Fonte: Kisaki Macadâmia Alimentos.
Salame de avestruz, pão orgânico e sorvete de macadâmia com geléia de frutas nativas. Ficou com água na boca? Para provar todas essas delícias provenientes de diferentes partes do território paranaense não é preciso percorrer todo o estado. A Feira de Sabores Edição Litoral que está aberta desde o dia 6 de janeiro, reúne produtos de cem agroindústrias familiares de todas as macrorregiões no Centro de Eventos de Caiobá.
"O objetivo do evento, que já está na sua terceira edição, é permitir que as pessoas conheçam um pouco mais sobre o Paraná. Os produtos traduzem a riqueza e a cultura do nosso povo", diz Abdel Nasser, coordenador do Programa Fábrica do Agricultor do Governo do Estado do Paraná , responsável pela organização do evento.
Salame de avestruz
O salame feito com carne de avestruz é um dos destaques da feira. Produzido em Apucarana, no Norte, a iguaria é uma opção saudável de embutidos. "A carne de avestruz é rica em ômegas 3 e 6. Além de ser bastante saborosa e sem gordura. Quem experimenta, gosta", explica o produtor João Nilseu Ribeiro de Melo, que desenvolveu um tempero especial para produzir o alimento. A novidade para a feira é o salame com queijo. "Tenho certeza de que o pessoal vai gostar", explica o produtor que tem cerca de 300 aves em sua propriedade.
Sorvete de macadâmia
Na ala dos doces, uma boa pedida é o sorvete de macadâmia (noz nativa da Austrália) feito em Uraí, município que também se localiza no Norte do Paraná. "Começamos a plantar macadâmia em 1995, quando a geada queimou nosso café. Em 2000, fizemos a colheita e tivemos a ideia de começar a processar a semente", relembra o agroprodutor Marcelo Hiroyuki Kobiraki. Depois de muitos testes, a família conseguiu chegar à receita própria do sorvete com a macadâmia. Os sabores vendidos são chocolate, flocos e creme.
Geléia de uvaia
Produzida a partir da uvaia fruta nativa do Paraná, da família da jabuticaba , a geleia chama a atenção pelo nome exótico e sabor cítrico que se assemelha ao damasco. Desde 1937, o doce é produzido em Rolândia pela família de Adrian Saegesser. "Minha avó, que veio da Suíça, começou a fazer a receita, que ensinou minha mãe, que me ensinou", diz o produtor. Esse e outros sabores podem ser apreciados na Feira, que fica em Caiobá até o dia 1º de fevereiro.
* * * * *
Serviço
Feira Sabores do Paraná
De 6 de janeiro a 1º de fevereiro - Centro de Convenções Caiobá - Av. Juscelino Kubitchek, esquina com a Avenida Paraná - Das 16h as 23h, entrada franca.
Deixe sua opinião