A aposentada Marília Carnieri Santos, moradora de Curitiba e que passa férias no Balneário de Ipanema, em Pontal do Paraná, anda confusa com o tempo no Litoral. Ela já vai para praia sabendo que de uma hora para outra o tempo pode mudar. Como no último domingo (24), quando chuva e sol se alternaram no Litoral do Paraná. Mesmo assim, não arreda pé, já que gosta de ficar bronzeada. "Quando chove, fico na praia. Se acho que o tempo vai melhorar, espero mais um pouco. Mas têm vezes que fecha o tempo bem no horário que venho", lamenta
Essas oscilações, que são estranhas para Marília e tantos outros veranistas, são consideradas normais pelos meteorologistas e serão rotina até o fim desta temporada nas praias, informa o Instituto Tecnológico Simepar. Essa condição -- tempo quente com chuvas de verão ao longo do dia -- deve se manter ao menos até sexta-feira .
"O tempo não está maluco como algumas pessoas dizem. O que está acontecendo nas praias é o normal do verão", explica o meteorologista Marcelo Brauer, do Simepar. O calor e a umidade são responsáveis pelas chuvas de verão, que são precipitações rápidas e que muitas vezes caem de forma isolada. Depois disso, o sol volta a brilhar e quanto mais altas forem as temperaturas, maior será a possibilidade de haver pancadas de chuva. "As chuvas de verão são irregulares. Se chove em Pontal do Paraná, não quer dizer que isso vai acontecer em Matinhos, por exemplo", completa Brauer.
Segundo o meteorologista, algumas pessoas acreditam que a chuva de verão ocorre somente no fim da tarde e de forma intensa, o que não é correto afirmar. Normalmente, chove mais à tarde, mas variações no tempo podem ocorrer ao longo de todo o dia.
Brauer destaca ainda que o Litoral do Paraná está sob a influência de uma massa de ar quente, o que favorece a formação de nuvens, e por consequência, de chuva.