Para fugir da correria do dia a dia, não faltam roteiros rumo à tranquilidade. O Litoral do Paraná tem inúmeros destinos para o veranista que busca sossego e contato com a natureza. Há praias desertas e paradisíacas, com águas calmas que são um convite para quem gosta de pescar ou nadar em paz. As belas paisagens são inspiradoras, também, para casais apaixonados viverem dias de romance. A infraestrutura pode ser a de um hotel ou de pousadas mais simples depende de quanto se quer gastar e da disposição de se hospedar em locais rústicos, porém charmosos, ou desfrutar de mais conforto.
As ilhas de Guaraqueçaba são destino certo para o turista que deseja convívio com a natureza e com os moradores locais. Na Ilha das Peças, por exemplo, a pousada do Carlinhos serve comida caseira feita em cozinha comunitária. As baías de Paranaguá e de Guaratuba também abrigam recantos paradisíacos onde se chega de barco.
O município de Pontal do Paraná, com 22 km de praias, também oferece refúgios. O destaque é o balneário de Pontal do Sul, onde, além da tranquilidade e proximidade com a Ilha do Mel, o visitante pode apreciar o voo de gaivotas sobre as ondas.
Antonina
Ponta da Pita e Prainha A Ponta da Pita é um belo espaço de lazer, próprio para pescarias, piqueniques e esportes náuticos. O local tem infraestrutura com lanchonetes, restaurantes e rampa para barcos pequenos. Ideal para famílias. A Prainha (foto), ao lado da Pita, tem águas calmas e rasas, boas para banhos e pesca.
Rio do Nunes Dentro do município, forma diversas praias fluviais. As margens do rio abrigam recantos com equipamentos de lazer em áreas gramadas e arborizadas, além de acampamentos, churrasqueiras, vestiários e sanitários.
Guaratuba
Caieiras Local calmo e agradável, é uma praia mais reservada, com aproximadamente 1 km de extensão. Fica próxima ao ferry-boat e oferece vista para a Baía de Guaratuba e a praia de Caiobá. Chega-se a Caieiras pelo Morro das Balsas.
Prainha Para quem viaja com amigos que gostam de acordar cedo e desfrutar de uma pescaria à beira mar em um lugar calmo, é o lugar certo. O balneário é próprio para descanso e pesca de arremesso. O acesso é pela PR-412. Na bilheteria do ferry-boat em Caiobá, vire à esquerda.
Cabaraquara A comunidade, ao pé do morro do mesmo nome, oferece passeios de barco e artesanato nativo. A atração principal é a degustação de ostras cultivadas ali mesmo e servidas em restaurantes locais. A natureza é preservada, com trechos de Mata Atlântica, rios, mangues e cachoeiras. A população recebe os turistas com simpatia, dá dicas e oferece serviços. Para chegar, basta seguir pela Estrada do Cabaraquara, após a travessia do ferry-boat.
Salto do Parati Natureza pura e águas cristalinas se encontram nesse local, que fica dentro do Parque Nacional Saint-Hilaire/Lange, com Mata Atlântica preservada, ao pé da Serra do Mar e ao fundo da baía. Chega-se ao Salto do Parati por mar, em barcos de pequeno porte que saem da Baía de Guaratuba, em frente ao centro antigo. O trajeto segue pelo Rio Parati e, após desembarcar, o visitante tem pela frente uma bela trilha em meio à vegetação nativa. A chegada ao Salto compensa o esforço da caminhada: a água limpa e gelada renova as energias.
Morretes
Estrada da Graciosa Passear pela centenária Estrada da Graciosa é um excelente programa para toda a família. Em seus 28 quilômetros de extensão, em curvas sinuosas em meio à Serra do Mar e o Rio Nhundiaquara, oferece diversos recantos para lazer e descanso, com churrasqueiras, sanitários, quiosques para venda de produtos típicos e mirantes, com exuberante vegetação nativa. A dica é ir devagar, apreciando cada trecho da estrada.
Guaraqueçaba
Praia Deserta Localizada na Ilha de Superagüi, essa praia paradisíaca e extensa é o sonho de quem busca um local afastado, com muita paz e contato com a natureza. É um bom roteiro para casais apaixonados, pois oferece pousadas e restaurantes rústicos. Chega-se a Superagui saindo de Guaraqueçaba, pequena cidade litorânea na Baía de Paranaguá, ou partindo de Paranaguá. O Parque Nacional do Superagüi, uma área preservada de 45 mil hectares, inclui a ilha de mesmo nome e também as ilhas das Peças, do Pinheiro e do Pinheirinho.
Paranaguá
Praias da Ilha do Mel Rica em belezas naturais e com diversas praias de águas límpidas para relaxar. A Praia do Farol é destino perfeito para famílias e para quem busca tranquilidade. Outra boa opção é a caminhada de pouco mais de uma hora, saindo da Nova Brasília até a praia da Fortaleza para visitar a construção histórica da Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, erguida no século 18.
Pontal do Paraná
Balneários de Pontal do Sul e GuarapariAs praias têm areia fina e clarinha, com águas rasas e tranquilas, oferecendo segurança principalmente para as crianças. Ideal para quem busca um lugar tranquilo e sem aglomerações.
Comunidade GuaraguaçuSossego para quem quer apenas relaxar ou pretende curtir uma boa pescaria. Fica às margens do Rio Guaraguaçu com acesso pela PR-407. Tem pequenas marinas e bancas de artesanato.
Matinhos
Parque Águas ClarasDiversão em família garantida: uma área de 242 mil m2 com toboágua, piscinas de correnteza e semi-olímpica, boias motorizadas, pedalinho, caiaque, trenzinho, quadras poliesportivas, salão de jogos, lojas, lagos para pesca, infraestrutra de alimentação e hospedagem.
Serviço:Parque Águas Claras. Rod. Alexandra-Matinhos, km 20 www.parqueaguasclaras.com.br (41) 9207-2676 e 3024-8891 (Curitiba).
Pousada do Carlinhos. Localizada na Ilha das Peças, oferece ambiente caseiro e acolhedor (41) 3482-5003.